PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (19/06) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (19/06)

No domingo (19) a massa de ar frio (alta pressão) se desloca em direção ao mar, o que deixa o dia com sol a poucas nuvens em SC. Amanhecer com chance de geada em áreas do Grande Oeste, Planalto Sul, mas que se dissipam logo cedo. À tarde, as temperaturas máximas variam de 13°C a 17°C nos Planaltos, Meio Oeste e de 16°C a 20°C nas demais áreas. Ventos de leste passando para quadrante norte, com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais, em torno de 45 km/h, em localidades do Litoral Sul, Grd. Florianópolis. Não há risco de ocorrências meteorológicas.

 

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (20/06)

Na segunda-feira (20) uma alta pressão sobre o mar mantém o dia com sol e algumas nuvens em SC. A partir da noite, a aproximação de um cavado, favorece o aumento de nuvens sobre parte do Grande Oeste. Amanhecer com chance de geada e temperaturas mínimas perto de -2°C em localidades da Serra. No Litoral Norte, Baixo/Médio Vale, parte da faixa litorânea as mínimas variam de 8°C a 14°C e em grande parte do estado ficam entre 4°C a 10°C. À tarde, as máximas chegam aos 17°C no Planalto Sul e variam de 18°C a 22°C nas demais regiões de SC. Ventos de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais. Não há risco de ocorrências meteorológicas.

 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (21/06)

Na terça-feira (21) a passagem de cavados combinada ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica ocasiona pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados, principalmente do Extremo Oeste ao Litoral Sul. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências relacionadas a chuva intensa (alagamentos, deslizamentos) e aos temporais (raios, eventual queda de granizo, rajadas de ventos). Amanhecer com temperaturas mínimas de 7°C a 11°C nos Planaltos, Meio Oeste e de 12°C a 17°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 16°C na Serra, de 17°C a 20°C no Litoral Sul, Grd. Florianópolis, Alto Vale e de 21°C a 25°C nas demais áreas. Ventos de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de moderada a forte intensidade (40 a 75 km/h) no Grande Oeste, com risco moderado para ocorrências associadas aos ventos.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quarta-feira (22) ainda há chance de chuva em localidades do Vale do Itajaí, Grd. Fpolis., Litoral Sul e nas áreas próximas à divisa com o RS. Na quinta-feira (23) a formação e atuação de um ciclone na costa do RS e de uma frente fria deixa o tempo com muitas nuvens e pancadas de chuva, principalmente, nas porções oeste e centro-sul de SC.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (19/06)

 

Domingo (19) com ventos de leste passando para quadrante norte, com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais, em torno de 45 km/h, em localidades do Litoral Sul, Grd. Florianópolis.

Ondas com direção sudoeste/sul em todo litoral catarinense. Altura de 1,5 m (com picos de até 2,0 m) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.