PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (19/06) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (19/06)

A formação de uma área de baixa pressão próxima ao litoral de SC deixa o dia nublado, com pancadas de chuvas. Na faixa leste a chuva pode ser de forte intensidade e ocasionar altos acumulados. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, deslizamentos e alagamentos pontuais. Ventos de leste com moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, de moderada intensidade (50 a 70 km/h) no litoral e áreas próximas. O risco é moderado para ocorrências associadas aos ventos, como queda de galhos, eventual interrupção do fornecimento de energia elétrica. À tarde, por conta da presença da nebulosidade, as temperaturas máximas no litoral, Vale variam de 15°C a 18°C, nos Planaltos chegam aos 12°C e na porção oeste variam de 12°C a 16°C. O mar fica agitado, com ondas de sudeste/leste e altura de 2,0 m a 2,5 m (com picos de 3,0 m) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis. Com isso o risco é moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima.

PREVISÃO PARA DOMINGO (20/06)

O afastamento de uma área de baixa pressão favorece o transporte de umidade em direção ao litoral, o que deixa o dia com variação de nuvens e chance de chuva isolada no litoral e áreas próximas. Nas demais áreas, dia com variação de nuvens. Por conta dos acumulados de chuvas previsto para o sábado, o risco é moderado para deslizamentos pontuais. O dia começa com temperaturas mínimas baixas a amenas (6°C a 11°C) nos Planaltos, porção oeste e amenas (12°C a 16°C) nas demais áreas. À tarde, as máximas ficam amenas no estado, variando de 13°C a 15°C na porção oeste, 16°C a 20°C no litoral, Vale, Planalto Norte e chega aos 12°C no Planalto Sul. Ventos de quadrante leste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (40 a 60 km/h) da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte, principalmente no período da manhã. O risco é moderado para ocorrências associadas a eventual queda de galhos e interrupção do fornecimento de energia elétrica.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (21/06)

A passagem de uma frente fria oceânica aliada ao ar quente e úmido vindo da região Amazônica favorece o aumento de nuvens e a previsão de pancadas de chuvas isoladas a partir da tarde no estado. O risco é baixo para ocorrências associadas a chuva, deslizamentos e alagamentos pontuais. O dia começa com temperaturas mínimas baixas (3°C a 8°C) na porção oeste, Planaltos, baixas a amenas (9°C a 16°C) nas demais regiões. À tarde, as máximas seguem amenas, variando de 17°C a 19°C no litoral, Baixo/Médio Vale e até 14°C nas demais regiões do estado. Ventos de leste a nordeste com fraca intensidade no estado. As rajadas de ventos são ocasionais, em torno de 45 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

Terça-feira (22) com variação de nuvens e chance de chuva isolada no litoral e áreas próximas por conta da umidade vinda do oceano. Na quarta-feira (23), entre a tarde e noite, há chance de chuva isolada em localidades da porção oeste ao Litoral Sul devido a atuação de áreas de instabilidades.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Sábado (19) com ventos de leste com moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, de moderada intensidade (50 a 70 km/h) no litoral e áreas próximas. 

Ondas de sudeste/leste em todo litoral. Altura de 2,0 m a 2,5 m (com picos de 3,0 m) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 2,0 m nas demais áreas litorâneas.