PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (19/08) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (19/08)

Uma massa de ar quente e seco atua no estado favorecendo um dia com predomínio de sol a poucas nuvens e calor. O dia começa com alguns nevoeiros, mas que dissipam pela manhã. À tarde será marcada pelas temperaturas máximas altas para a época do ano e variam de 30°C a 37°C na porção oeste, Litoral Sul, chegam aos 28°C no Planalto Sul e de 27°C a 32°C nas demais regiões. Ainda no período da tarde, a umidade deve ficar abaixo dos 25% em localidades da porção oeste, Planaltos e Litoral Sul, o que indica um risco moderado a alto para problemas de saúde, como desidratação, dor de cabeça, entre outros. A combinação do calor com a baixa umidade ainda favorecem um risco alto a muito alto de queimadas no Oeste. Ventos de quadrante norte, de 15 a 40 km/h. Rajadas de ventos de moderada a forte intensidade (50 a 70 km/h) da porção oeste ao Litoral Sul, o que indica um risco moderado para ocorrências associadas aos ventos nestas áreas.

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (20/08)

A massa de ar quente e seco segue atuando e deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens. A partir da noite, a passagem de uma frente fria pelo litoral do RS e oceano favorece o aumento de nuvens, com chance de chuva isolada no Litoral Sul. Amanhecer com temperaturas mínimas entre 11°C e 16°C nos Planaltos, Meio Oeste, 16°C a 20°C nas demais áreas. À tarde, máximas de 26°C a 29°C nos Planaltos, 30°C a 36°C no restante do estado. A umidade, no período da tarde, fica abaixo dos 25% na porção oeste, Planaltos, localidades do Vale e da Grd. Florianópolis Serrana, com risco moderado a alto para problemas de saúde, como desidratação, dor de cabeça, entre outros. A combinação do calor com a baixa umidade ainda favorecem um risco alto a muito alto de queimadas no Oeste. Ventos de quadrante norte no estado e passando para de sul nas áreas de divisa com o RS no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada a forte intensidade (50 a 70 km/h) da porção oeste ao Litoral Sul no decorrer do dia e da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte a partir da tarde, o que indica um risco moderado para ocorrências associadas aos ventos.

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (21/08)

O deslocamento de uma frente fria pelo oceano favorece a maior presença de nuvens intercalando com períodos de sol no litoral e áreas próximas, com chance de chuva isolada, principalmente, no Litoral Sul. No restante do estado, predomina a atuação da massa de ar quente e seco, o que deixa o dia com sol a poucas nuvens. Amanhecer com temperaturas mínimas de 11°C a 14°C nos Planaltos, Meio Oeste, 15°C a 18°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 30°C a 36°C na porção oeste, 21°C a 26°C no Litoral Sul, 24°C a 29°C nas demais regiões do estado. Ventos de quadrante sul girando para norte no decorrer do dia na faixa leste e de norte ao longo do dia na porção oeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, com moderada intensidade, na porção oeste, o que indica um risco baixo para ocorrências associadas aos ventos.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (22) e segunda-feira (23) persiste a atuação da massa de ar quente e seco em todo estado, o que favorece dias de predomínio de sol a poucas nuvens e calor. As temperaturas máximas variam de 32°C a 38°C na porção oeste, Litoral Sul, 30°C a 35°C no norte do estado, Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis e em torno de 30°C no Planalto Sul.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (19/08)

Quinta-feira (19) com ventos de quadrante norte, de 15 a 40 km/h. Rajadas de ventos de moderada a forte intensidade (50 a 70 km/h) da porção oeste ao Litoral Sul.

Ondas com direção nordeste em todo litoral. Altura de 1,5 m a 2,0 m no Litoral Sul e entre 1,0 m a 1,5 m nas demais áreas litorâneas.