PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (19/09) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (19)

Nesta segunda-feira (19), o avanço de uma frente fria por SC provoca pancadas de chuva e chance de temporais com chuva pontualmente intensa no Grande Oeste durante a madrugada. Ao longo do dia o sistema avança em direção aos Planaltos, Vale do Itajaí e litoral, e junto com ele a chuva e a chance de temporais. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais (raios, eventual queda de granizo e rajadas de vento) e a chuva intensa (alagamentos e deslizamentos pontuais). Pela manhã as temperaturas oscilam entre 3°C na Serra e 10°C nos Planaltos, Meio-Oeste e Grd. Fpolis Serrana e entre 10°C e 17°C nas demais áreas. Os ventos sopram de nordeste com fraca a moderada intensidade em todas as regiões do estado.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (20)

Na terça-feira (20) a frente fria ainda provoca chuva entre o Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte durante a madrugada. No decorrer do dia o sistema se afasta do estado, estabilizando o tempo e fazendo com que o sol volte a aparecer entre nuvens. No amanhecer as temperaturas oscilam de 14°C a 16°C nas áreas costeiras e entre 8°C e 13°C nas demais regiões. Durante a tarde o aquecimento maior ocorre no Extremo Oeste e Litoral Norte, onde as temperaturas alcançam os 26°C. Nas demais áreas temperaturas entre 18°C e 25°C. Os ventos sopram de norte na primeira metade do dia, passando a soprar de sul a partir da tarde com fraca a moderada intensidade e com rajadas de até 50 km/h nas áreas costeiras. 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (21)

A quarta-feira (21) inicia com tempo estável no estado mas, entre o final da manhã e início da tarde, áreas de instabilidade que se formam no PR se deslocam em direção a SC, provocando aumento de nebulosidade e chuva, que pode vir acompanhada de temporais isolados no Grande Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. O risco para ocorrências associadas aos temporais é baixo. Pela manhã as temperaturas mínimas oscilam de 6°C a 10°C entre o Planalto Sul, Meio-Oeste e Grd. Fpolis Serrana e entre 11°C e 16°C nas demais áreas. Os ventos sopram de sul/sudeste na costa catarinense e de leste/sudeste entre os Planaltos e Grande Oeste.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre quinta (22) e sexta-feira (23), o avanço de uma área de alta pressão estabiliza o tempo em SC e provoca diminuição das temperaturas em todo o estado, principalmente no amanhecer de sexta-feira, quando as mínimas devem ficar abaixo dos 7°C entre os Planaltos e Grande Oeste. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (19/09)

Segunda-feira (19) com ventos soprando de norte/nordeste no estado com fraca a moderada intensidade e com rajadas de até 50 km/h. O risco é baixo para ocorrências associadas aos ventos.

Ondas com direção leste em todo litoral catarinense. Altura de 2,0 m a 2,5 m entre o Litoral Sul e a Grd. Florianópolis e entre 1,5 m a 2,0 m nas demais áreas litorâneas.