PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (19/10) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (19)

A quarta-feira (19) começa com céu aberto a algumas nuvens em SC. Mas, à tarde a chuva retorna ao estado a partir do Extremo Oeste e desloca-se para as demais regiões entre o final da noite de quarta e a madrugada de quinta-feira. A chuva vem na forma de pancadas, temporais isolados, principalmente, no Grd. Oeste, Vale do Itajaí, Grd. Fpolis e norte de SC. Por vezes, a chuva pode ser intensa em curto intervalo de tempo. Isto se deve a formação de uma área de baixa pressão no litoral do RS aliada ao ar quente e úmido vindo da região amazônica e instabilidades na atmosfera. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à chuva intensa (alagamentos, deslizamentos, enxurradas) e aos temporais (raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos). À tarde, as temperaturas chegam aos 22°C na Serra, 26°C no Planalto Norte e variam de 24 a 28°C nas demais áreas do estado. Ventos de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade acompanhada de rajadas ocasionais.

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (20)

Na quinta-feira (20) o aprofundamento de uma nova área de baixa pressão sobre o RS aliada ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica, presença de cavados em vários níveis da atmosfera, ocasionam pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados. Por vezes, a chuva pode ser intensa em curto intervalo de tempo. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à chuva intensa (alagamentos, deslizamentos, enxurradas) e aos temporais (raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos). Amanhecer com temperaturas de 12 a 16°C na porção central, 16 a 19°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 24 a 29°C no Litoral, Vale do Itajaí e de 18 a 23°C nas demais áreas. Ventos de norte a noroeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (de 40 a 60 km/h) no Grande Oeste, Planaltos e áreas do litoral.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (21)

Na sexta-feira (21) o deslocamento de uma área de baixa pressão sobre o RS em direção ao oceano aliada a uma frente fria entre o PR e SP deixa o dia com variação de nuvens (intercalando com períodos em que o sol aparece) e chance de chuva isolada e temporais ainda mais isolados em SC a qualquer momento do dia. A partir da noite, a tendência é de gradual melhora nas condições de tempo. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais. Amanhecer com temperaturas de 11 a 15°C na porção central, 15 a 19°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 26 a 30°C no Litoral, Vale do Itajaí e ficam de 18 a 25°C nas demais áreas. Ventos de quadrante norte passando para sul a partir da noite, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (em torno de 50 km/h) em áreas do leste de SC.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

O sábado (22) e domingo (23) serão marcados pela atuação de uma alta pressão, o que favorece dias com sol a poucas nuvens e elevação das temperaturas em SC. As máximas devem chegar aos 29°C em boa parte do estado. Na noite de domingo, por conta da circulação marítima, há chance de chuvisco e/ou chuva fraca em pontos do litoral de SC.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (19/10)

Quarta-feira (19) com ventos de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade acompanhada de rajadas ocasionais.

 

Ondas com direção sudeste em todo litoral catarinense. Altura de ondas de 1,5 m na Grd. Fpolis., Litoral Sul (nesta os picos de ondas podem chegar aos 2,0 m) e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.