PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (19/11) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (19)

O sábado (19) seguirá sendo marcado pelo tempo estável em SC, com predomínio de sol a poucas nuvens no estado, por conta da atuação de uma massa de ar seco (sistema de alta pressão). Com a presença do sol as temperaturas sobem rapidamente e, no período da tarde, as máximas chegam aos 25°C na Serra, variam de 25 a 28°C da Grande Florianópolis ao norte do estado e de 27 a 32°C nas demais regiões. Ainda, à tarde, a umidade relativa fica abaixo dos 35% no Grande Oeste, em parte dos Planaltos e Alto Vale, com um risco baixo a moderado para complicações como dores de cabeça, desidratação. Ventos com direção nordeste, com fraca a moderada intensidade. As rajadas de ventos chegam perto dos 55 km/h em cidades do Litoral Sul.

PREVISÃO PARA DOMINGO (20)

Grande parte do domingo (20) será marcado pela presença do sol com poucas nuvens em SC. Porém, a combinação do calor, aumento da disponibilidade de umidade e a aproximação de instabilidades favorecem condições para pancadas de chuva isoladas (que podem vir acompanhadas de trovoadas e até granizo) em localidades do Extremo Oeste, Oeste entre a tarde e noite. O risco é baixo para ocorrências relacionadas. Amanhecer com temperaturas mínimas chegam aos 4°C em pontos da Serra, variam de 14 a 20°C no litoral e áreas próximas e de 10 a 15°C em grande parte de SC. Com a presença do sol as temperaturas sobem rapidamente e, no período da tarde, as máximas chegam aos 26°C no Planalto Sul e variam de 26 a 33°C nas demais áreas. Ventos com direção nordeste e fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos perto dos 55 km/h em cidades do Litoral Sul.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (21)

Na segunda-feira (21) a combinação de instabilidades em diversos níveis da atmosfera, o fluxo de calor e umidade vindos da região amazônica favorecem a formação de uma frente fria. Com isso, provocam pancadas de chuva com temporais isolados do oeste de SC em direção ao litoral. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas a chuva intensa em curto intervalo de tempo, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. Amanhecer com temperaturas mínimas perto de 7°C em pontos da Serra, de 11 a 15°C nos Planaltos, Alto Vale e de 15 a 20°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 24°C no Extremo Oeste e variam de 26 a 32°C nas demais regiões de SC (pontualmente podendo superar os 32°C no Litoral Sul). Ventos de nordeste no centro-leste de SC e de norte/noroeste nas demais áreas, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de 45 a 65 km/h do Extremo Oeste ao Litoral Sul, com um risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça-feira (22) uma frente fria favorece pancadas de chuva com temporais isolados em SC. Na quarta-feira (23) a frente fria se afasta, gradativamente, do estado, mas ainda ocasiona pancadas de chuva a qualquer hora do Oeste ao litoral de SC.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (19/11)

Sábado (19) com ventos com direção nordeste, com fraca a moderada intensidade. As rajadas de ventos chegam perto dos 55 km/h em cidades do Litoral Sul.

Ondas com direção leste a nordeste e altura de 1,5 m, com picos de até 2,0 m no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas, ondas com direção sudeste a leste e altura de até 1,0 m.