PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (19/11) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (19/11)

Uma área de alta pressão atmosférica deixa o tempo firme na porção oeste do estado nesta sexta-feira (19). No centro-leste, o dia permanece nublado, com chance de chuva fraca e isolada dos planaltos ao litoral. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. No amanhecer, as temperaturas ficam próximas dos 11°C no Planalto Sul, dos 18°C nas regiões litorâneas e variam entre 13°C e 16°C na metade oeste. No período da tarde, as máximas chegam aos 28°C entre o Extremo Oeste e Oeste, não passam dos 16°C no Planalto Sul e variam entre 17°C e 24°C nas demais regiões. Os ventos sopram do quadrante sul pelo estado, com intensidade fraca a moderada.

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (20/11)

No sábado (20), a atuação de um sistema de alta pressão sobre o estado mantém o tempo firme da porção oeste ao Planalto Sul. Este mesmo sistema favorece a entrada da umidade oceânica no continente, o que deixa o dia nublado entre o litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte. Não há risco para ocorrências meteorológicas. Os ventos sopram predominantemente de leste pelo estado, com intensidade fraca. As temperaturas ao amanhecer ficam em torno de 16°C nas áreas litorâneas e variam entre 11°C e 14°C nas demais regiões. À tarde, as máximas podem passar dos 30°C no Extremo Oeste. Do litoral aos planaltos, variam entre 21°C e 24°C.

PREVISÃO PARA DOMINGO (20/11)

A presença de um sistema de alta pressão sobre o estado mantém o tempo firme em todas as regiões no domingo (21). Entre o litoral e Vale do Itajaí, o sol aparece entre poucas nuvens; já dos planaltos ao Extremo Oeste, o dia será de céu claro. Não há risco para ocorrências meteorológicas. No período da tarde, por conta da ausência de nebulosidade, as temperaturas se elevam consideravelmente em relação aos dias anteriores. As máximas variam entre 27°C e 30°C em toda SC, exceto no Planalto Sul, onde ficam na casa dos 23°C. Entre o Extremo Oeste e Oeste, as temperaturas podem passar dos 32°C. Ventos de direções variadas e intensidade fraca pelo estado.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (22), o sol predomina em toda SC por conta da atuação do sistema de alta pressão. Ao longo da terça-feira (23), o avanço de uma frente fria pelo estado muda as condições do tempo, provocando o retorno das chuvas em Santa Catarina.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (19/11)

Os ventos sopram do quadrante sul pelo estado nesta sexta-feira, com intensidade fraca.

Ondas com direção sudeste/sul em todo litoral. Altura de 1 à 1,5 m entre o Litoral Norte e Grande Florianópolis. No Litoral Sul, ondas de até 2 m.