PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (19/12) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO  (19/12)

O domingo (19) amanhece com tempo mais nublado e com chance de pancadas de chuva no litoral e áreas próximas. No decorrer do dia, o sol aparece entre nuvens. No oeste, o tempo deve ser marcado novamente pelas temperaturas altas e pela possibilidade temporais isolados no período da tarde por conta do calor. O risco é baixo para ocorrências. As máximas se aproximam dos 40°C na região. Entre o Meio Oeste, Planaltos e Litoral Sul, as temperaturas variam entre 25°C e 32°C. Já entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, ficam em torno dos 24°C. Os ventos sopram de leste/nordeste.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA  (20/12)

Entre a madrugada e manhã de segunda-feira (20), há chance de chuva entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. No período da tarde, o sol volta a predominar. Entre o Extremo Oeste e o Oeste, o calor persiste ao longo da segunda-feira, com máximas de 36°C a 40°C. Combinado a umidade, há chance de temporais entre a tarde e a noite na porção oeste, com risco baixo a moderado para ocorrências. Nas demais regiões do estado, as temperaturas também devem ser altas, com máximas de 27 a 33°C. Os ventos sopram de nordeste/norte no litoral e com rajadas de até 60 km/h. Nas demais áreas do estado, a direção é variada.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA  (21/12)

A terça-feira (21) amanhece com tempo estável em Santa Catarina, com predomínio de sol em todas as regiões. Por conta da atuação de uma área de baixa pressão e da presença de calor e umidade, há chance de temporais isolados entre a tarde e a noite no estado. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a chuva forte, raios, queda de granizo e rajadas de vento.  Destacam-se novamente as temperaturas altas. As máximas podem chegar aos 40°C na porção oeste e variam de 29°C a 34°C nas demais regiões. Os ventos sopram de norte/nordeste no litoral e com direção variada no restante do estado.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre quarta (22) e quinta-feira (23), há chance de chuva e temporais no estado por conta da formação de um ciclone no oceano entre o sul e o sudeste brasileiro.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (19/12)

Os ventos iniciam soprando de leste e mudam para nordeste até o final do dia, com rajadas de até 50 km/h no litoral.

Mar com ondas de direção sudeste/leste, com até 1, 5 m de altura entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis e de até 1,0 m no Litoral Norte.