PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (20/01) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (20/01)

Na quinta-feira (20), a instabilidade se estende também para o Oeste do estado, com a formação de um sistema de baixa pressão no sul do Paraguai, o que associado ao forte calor e a disponibilidade de umidade favorece a ocorrência de pancadas isoladas de chuva com trovoadas. De forma também isolada a chuva vem acompanhada por temporais com descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. No período da tarde as temperaturas máximas variam entre 36°C e 41°C no Extremo Oeste e Oeste, 34°C e 38°C no Litoral Sul e de 30°C a 36°C nas demais regiões do estado. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais e alto a muito alto associado a onda de calor que atua no estado.

 

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (21/01)

Na sexta-feira (21), a massa de ar quente permanece mantendo a presença de sol e as temperaturas elevadas em todas as regiões do estado.  Entre o final da tarde e o início da noite, há chance de pancadas muito isoladas de chuva com trovoadas para todas as regiões. As temperaturas continuam altas, com máximas de 36°C a 41°C no Extremo Oeste e Oeste, 34°C a 38°C no Litoral Sul e entre 30°C e 35°C nas demais regiões do estado. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às trovoadas e alto a muito alto associado a onda de calor. O vento predomina de nordeste no Litoral, com intensidade fraca e rajadas moderadas no Litoral Sul. Nas demais regiões do estado, vento fraco com direção variável.  

 

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (22/01)

Sábado (22) com sol e calor em SC. Entre o final da tarde e a noite, o calor favorece a chance de pancadas muito isoladas de chuva com trovoadas, em especial no Planalto e Litoral Sul, nas áreas de divisa com o RS. As temperaturas permanecem altas, com máximas que pontualmente podem superar os 40°C no oeste e Litoral Sul e que variam de 32°C a 38°C nas demais regiões do estado. O risco é baixo para ocorrências relacionadas aos temporais e alto a muito alto associado a onda de calor. O vento de nordeste permanece com rajadas moderadas no Litoral Sul, mantendo o mar mais agitado. Nas demais regiões do estado, vento fraco com direção variável.

 

 

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (23) e na segunda-feira (24) a instabilidade volta a ganhar força, retornando a maior condição para temporais em todas as regiões de SC, sobretudo do centro ao leste do estado. O calor fica ainda mais intenso, com máximas superando os 40°C no Oeste e Litoral Sul e variando de 32°C a 38°C nas demais regiões do estado.  O risco associado a onda de calor se mantém alto a muito alto em todas as regiões do estado.

 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (20/01)

 

Nesta quinta-feira (20), o vento predomina de nordeste no Litoral com intensidade fraca a moderada. Nas demais regiões do estado, vento fraco com direção variável. 

 

Ondas com direção leste em todo Litoral catarinense. Altura de 1,0m a 1,5m no Litoral Sul e Grande Florianópolis e até 1,0m nas demais áreas litorâneas.