PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (20/01) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (20)

A sexta-feira (20) inicia com predomínio de sol no Grande Oeste e maior presença de nuvens dos planaltos ao litoral. Entre a tarde e a noite, a combinação de calor e umidade provocam temporais isolados com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa por todo o estado, especialmente do Meio-Oeste ao litoral. O risco para ocorrências como  destelhamentos, alagamentos e deslizamentos é baixo a moderado. Com exceção dos planaltos, o dia amanhece com temperaturas entre 16°C e 20°C em SC. As máximas devem superar os 37°C no Extremo Oeste e áreas próximas e oscilar entre 28°C e 32°C nas demais regiões. Os ventos sopram de direções variadas pelo estado, com intensidade fraca.

PREVISÃO PARA SÁBADO (21)

O sábado (21) amanhece com sol e poucas nuvens no estado. Entretanto, a partir da tarde, a aproximação de uma frente fria provoca pancadas de chuva e temporais isolados com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa em toda Santa Catarina. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. As temperaturas mínimas variam entre 18°C e 20°C no Extremo Oeste e áreas costeiras e entre 13°C e 16°C nos planaltos e Meio-Oeste. À tarde, as máximas superam os 30°C em praticamente todas as regiões, chegando a 35°C no Extremo Oeste e Vale do Itajaí. Os ventos sopram de direções variadas pelo estado, com intensidade fraca.

PREVISÃO PARA DOMINGO (22)

No domingo (22), a frente fria segue avançando pelo estado, mantendo o tempo nublado a encoberto e com pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Entre a tarde e a noite, aumentam as condições para temporais isolados com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa. O risco é baixo a moderado para ocorrências como  destelhamentos, alagamentos e deslizamentos. Amanhecer com temperaturas acima de 20°C no litoral e na casa dos 19°C no Extremo Oeste, Oeste e Vale do Itajaí. No período da tarde, as temperaturas ficam acima dos 30°C em praticamente todo o estado, podendo superar os 36°C no Vale do Itajaí. Os ventos sopram de quadrante oeste, com intensidade fraca a moderada.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (23), a frente fria segue atuando em Santa Catarina, provocando pancadas de chuva e temporais isolados. Na terça (24),  as instabilidades se afastam do estado e o tempo volta a ficar firme em todas as regiões catarinenses, com o sol predominando entre poucas nuvens.