PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (20/03) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (20/03)

Neste domingo (20), o vento sopra de sul/sudeste em SC, deslocando umidade do oceano em direção a costa do estado. Por isso o tempo segue com predomínio da nebulosidade, principalmente entre o Litoral, Baixo e Médio Vale do Itajaí. Nestas regiões há condição para chuva ao longo do dia, condição esta que é maior entre a tarde e noite. O risco para ocorrências associadas a alagamentos é baixo a moderado no litoral. Nas demais regiões do estado o sol aparece entre nuvens, sobretudo entre o Oeste e Extremo Oeste. Ao amanhecer as temperaturas ficam amenas no estado, chegando aos 7°C na Serra, e variando entre 13°C e 17°C nas demais regiões.  

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (21/03)

Na segunda-feira (21), a circulação marítima atua do centro ao leste do estado, mantendo o céu com predomínio da nebulosidade nestas áreas. Entre o Litoral e áreas próximas há chance de chuva isolada desde a madrugada e se estendendo ao longo do dia. O risco para ocorrências associadas a chuva, como alagamentos, é baixa. Já entre o Oeste e Extremo Oeste o sol predomina entre nuvens e não há risco para ocorrências. As temperaturas seguem amenas ao amanhecer, chegando aos 8°C na Serra e variando entre 12°C e 18°C nas demais regiões. Por conta do tempo mais encoberto as temperaturas não sobem muito do centro ao leste, variando de 17°C a 23°C. Já no Extremo Oeste chegam aos 31°C.  

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (22/03)

Na terça-feira (22) o tempo segue com predomínio da nebulosidade e o sol pouco aparece entre o litoral e áreas próximas. Há chance de chuva fraca e isolada nestas regiões, principalmente entre a madrugada e manhã. Já no oeste o sol predomina entre nuvens ao longo do dia, mas, entre o final da tarde e noite, áreas de instabilidade que se formam na Argentina se deslocam em direção a região. Por isso, até o final da noite há chance de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas entre o Extremo Oeste e Oeste. A manhã ainda tem temperaturas amenas, na casa dos 8°C na Serra e variando entre 12°C e 17°C nas demais regiões.

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre a quarta (23) e a quinta-feira (24) a formação e avanço de uma nova frente fria pelo litoral de Santa Catarina, combinada com instabilidades em níveis mais altos da atmosfera, favorece a ocorrência de temporais no estado no decorrer do período.  

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (20/03)

Domingo (20) com ventos de intensidade fraca a moderado do quadrante sul/sudeste em Santa Catarina e com rajadas de até 55 km/h ao longo da costa. 

Ondas com direção sul ao longo de toda a costa e altura de 1,5 m a 2,0 m entre o Litoral Sul e Grd. Florianópolis e até 1,5 no Litoral Norte.