PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (20/04) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (20/04)

A quarta-feira (20) inicia com chance de geada em pontos isolados da Serra, mas que se dissipa já no início da manhã. Em função de uma alta pressão localizada no oceano e que atua em Santa Catarina, no período da manhã o tempo fica estável com nebulosidade em áreas do Meio Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte, Alto e Baixo Vale do Itajaí. À tarde o tempo fica aberto em todas as regiões, com a volta das nuvens ao longo da noite em vários pontos do estado. Não há risco para ocorrências meteorológicas. As temperaturas mínimas oscilam em torno de 08°C a 10°C nos planaltos e no Meio-Oeste e entre 12°C e 15°C nas outras áreas. As máximas oscilam entre 23°C e 26°C no Extremo Oeste e no Médio Vale do Itajaí e entre 20°C e 24°C nas outras áreas. Os ventos sopram de direções variadas em todo o estado, com intensidade fraca a moderada.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (21/04)

O feriado da quinta-feira (21) será marcado por tempo estável com variação da nebulosidade em todo o estado nos períodos da madrugada, manhã e tarde, em função da influência de um sistema de alta pressão que ainda atua no estado, mas a partir do período da noite a condição de tempo muda devido a uma frente fria oceânica combinada com cavados (centros de baixa pressão em médios níveis), que se aproximam pelo oeste provocando temporais isolados com chuva de intensidade moderada a forte em alguns locais e que deve ser acompanhada de rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é moderado para ocorrências relacionadas aos temporais no oeste catarinense. As temperaturas mínimas ficam em torno de 09°C a 11°C nos planaltos e no Meio-Oeste e entre 13°C a 17°C nas demais regiões. As temperaturas máximas oscilam entre 23°C a 27°C no litoral, no Extremo Oeste e no Oeste e entre 20°C a 24°C nas outras regiões. Os ventos sopram de direções variadas no estado e de direção norte na costa litorânea, com intensidade fraca a moderada.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (22/04)

Ao longo da madrugada de sexta-feira (22) a frente fria oceânica aliada a cavados em médios níveis da atmosfera, se deslocam em direção ao Meio-Oeste e áreas de divisa com o RS provocando temporais isolados de intensidade moderada, acompanhados de rajadas de vento e eventual queda de granizo. Durante a manhã esses eventos se espalham também para áreas do Planalto Norte e Litoral, se concentrando mais nas áreas de divisa com o Paraná no período da tarde, à noite a frente se desloca para o Paraná, mas ainda provoca chuva fraca em algumas regiões do estado de Santa Catarina. O risco é moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. As temperaturas mínimas ficam entre 11°C e 15°C do oeste ao leste do estado e entre  15°C e 17°C no litoral e Baixo Vale do Itajaí. As Máximas oscilam entre 18°C e 22°C no litoral, Oeste e Extremo Oeste e entre 14°C e 19°C nas demais áreas. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (23), áreas de instabilidade favorecem pancadas de chuva isoladas no estado, com estabilização do tempo a partir da noite. O domingo (24) deve iniciar com tempo estável, mas a partir do meio da tarde a aproximação de sistemas de baixa pressão em vários níveis da atmosfera causam chuva em áreas de divisa com o RS.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (19/04)

Quarta-feira (20) com rajadas de vento de intensidade fraca a moderada soprando de diversas direções em todo estado e de sudeste/leste no litoral.

Ondas com direção sudeste a leste e altura de 0,5 m a 1,0 m próximas à costa, com picos de 1,5 m em todo litoral catarinense.