PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (20/06) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (20/06)

O afastamento da área de baixa pressão favorece o transporte de umidade em direção ao litoral, o que deixa o dia com muitas nuvens, chuva isolada na parte leste do estado. No decorrer do dia com gradual melhora nas condições de tempo. Por conta dos altos acumulados de chuva no sábado, o risco é moderado a alto para deslizamentos no litoral, Vale. Na porção oeste, dia com variação de nuvens com aberturas em que o sol aparece. À tarde, as temperaturas máximas ficam amenas no estado, variando de 12°C a 15°C no Planalto Sul, Meio Oeste, chegando aos 17°C no Oeste, Planalto Norte, Litoral Sul e variando de 18°C a 20°C nas demais regiões. Ventos de leste/sudeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (até 50 km/h) da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte. O mar fica agitado em todo litoral, com ondas de leste e altura de 2,0 m a 2,5 m (com picos de até 3,0 m). Com isso, o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (21/06)

A passagem de uma frente fria oceânica aliada ao fluxo do ar quente e úmido vindo da região Amazônica favorece o gradual aumento de nuvens no decorrer do dia e a previsão de pancadas de chuvas isoladas a partir da tarde no estado. O risco é baixo para ocorrências associadas à chuva, deslizamentos e alagamentos pontuais. O dia começa com temperaturas mínimas baixas (3°C a 8°C) na porção oeste, Planaltos, baixas a amenas (9°C a 15°C) nas demais regiões. Em localidades do Planalto Sul podem ficar perto de 0°C. À tarde, as máximas seguem amenas, variando de 17°C a 19°C no litoral, Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis e até 14°C nas demais regiões do estado. Ventos de leste a nordeste com fraca intensidade no estado. As rajadas de ventos são ocasionais, em torno de 45 km/h.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (22/06)

Atuação de um sistema de alta pressão favorece um dia com sol e algumas nuvens na porção oeste e Planaltos. Ainda, este sistema ocasiona o transporte de umidade vinda do oceano e favorece o aumento de nuvens e a chance de chuva isolada no litoral, Grd. Florianópolis e Baixo/Médio Vale entre a tarde e noite. Não há risco para ocorrências meteorológicas. O dia começa com temperaturas mínimas baixas a amenas (6°C a 12°C) nos Planaltos, porção oeste e amenas (11°C a 16°C) nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 16°C no Planalto Sul, 18°C no Planalto Norte, Meio Oeste e variam de 18°C a 20°C nas demais regiões. Ventos de sudeste a leste com fraca intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 40 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Quarta-feira (23) com sol e algumas nuvens em todo estado. Na quinta-feira (24) com aproximação de uma nova frente fria a nebulosidade aumenta no decorrer do dia e há previsão de pancadas de chuvas da porção oeste ao Litoral Sul do estado a partir da noite.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Domingo (20) com ventos de leste/sudeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (até 50 km/h) da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte.

O mar fica agitado em todo litoral, com ondas de direção leste. Altura de 2,0 m a 2,5 m (com picos de até 3,0 m) da Grd. Florianópolis ao norte do estado e até 2,5 m no Litoral Sul. Com isso, o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima.