PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (20/09) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (20)

Na terça-feira (20) a frente fria que provocou chuva em Santa Catarina se afasta no decorrer da madrugada, estabilizando o tempo e fazendo com que o sol volte a aparecer durante o dia. Apenas na madrugada e no final da noite há maior presença de nuvens. No amanhecer as temperaturas oscilam de 14°C a 16°C no litoral, Baixo e Médio Vale do Itajaí e entre 8°C e 13°C nas demais regiões. Durante a tarde a máxima ocorre no Extremo Oeste e Litoral Norte, onde as temperaturas alcançam os 27°C. Nas demais áreas temperaturas entre 19°C e 25°C. Os ventos sopram de norte na primeira metade do dia, passando a soprar de sul a partir da tarde com fraca a moderada intensidade e com rajadas de até 50 km/h nas áreas costeiras. 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (21)

A quarta-feira (21) inicia com tempo estável no estado mas, entre o final da manhã e início da tarde, áreas de instabilidade que se formam no PR se deslocam em direção a SC, provocando aumento de nebulosidade e chuva, que pode vir acompanhada de temporais isolados no Grande Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. Nas demais regiões a chuva vem acompanhada de trovoadas. O risco para ocorrências associadas aos temporais é baixo a moderado. Pela manhã as temperaturas mínimas oscilam de 7°C a 10°C entre o Planalto Sul e Grd. Fpolis Serrana e entre 11°C e 16°C nas demais áreas. Os ventos sopram de sul/sudeste na costa catarinense e de leste/sudeste entre os Planaltos e Grande Oeste.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (22)

Na quinta-feira (22), a formação de um ciclone no oceano, na altura no Rio Grande do Sul, e o avanço de um sistema de alta pressão pelo interior do continente, intensificam os ventos em Santa Catarina. Eles passam a soprar do quadrante oeste/sudoeste, com rajadas entre 50 e 70 km/h. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas às rajadas de vento, como alguns destelhamentos e quedas de galhos de árvores. Com o avanço do sistema de alta pressão ao longo do dia, as mínimas ocorrem apenas ao final da noite no estado e oscilam entre 5°C e 10°C dos Planaltos ao Grande Oeste e de 11°C a 15°C no Litoral e Vale do Itajaí. As máximas não passam dos 16°C dos Planaltos ao Grande Oeste, 27°C no Litoral Norte e entre 20°C e 24°C nas demais áreas litorâneas e Vale do Itajaí.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na sexta-feira (23), o avanço de uma área de alta pressão estabiliza o tempo em SC e provoca diminuição das temperaturas em todo o estado, principalmente no amanhecer de sexta-feira, quando as mínimas devem ficar abaixo dos 7°C entre os Planaltos, Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis Serrana e próxima ou abaixo dos 10°C no litoral e áreas próximas.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (20/09)

Terça-feira (20) com ventos soprando de norte na primeira metade do dia, passando a soprar de sul a partir da tarde com fraca a moderada intensidade e com rajadas de até 50 km/h nas áreas costeiras. 

Ondas com direção leste/sudeste em todo litoral catarinense. Altura de 1,5 m a 2,0 m entre o Litoral Sul e a Grd. Florianópolis e entre 1,0 m e 1,5 m nas demais áreas litorâneas.