PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (20/10) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (20)

Na quinta-feira (20) a formação de uma nova frente fria mantém o tempo instável em boa parte de SC, com pancadas de chuva (por vezes, a chuva pode ser intensa em curto intervalo de tempo) acompanhadas de temporais isolados, principalmente, em localidades do Grande Oeste, Vale do Itajaí e norte do estado.  Nas demais áreas, tanto a chuva como os temporais devem ser bem mais isolados. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas às chuvas (alagamentos, deslizamentos), raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 29°C no Litoral Sul, 20°C nas áreas mais próximas à divisa do PR e variam de 21 a 25°C nas demais regiões de SC. Ventos de nordeste/norte no centro-leste do estado e de noroeste na porção oeste de SC, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (em torno de 55 km/h) em localidades do Grande Oeste, Planaltos e litoral.

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (21)

Na sexta-feira (21) o ciclone, perto do litoral do RS e associado a frente fria do dia anterior, deixa o dia com variação de nuvens (com aberturas em que o sol aparece), chuva isolada a qualquer momento e temporais bem isolados (principalmente na Serra e Litoral Sul). O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. A partir da noite as condições de tempo começam a melhorar. Amanhecer com temperaturas de 11°C na Serra, 11 a 15°C nos Planaltos, Meio Oeste, 15 a 19°C nas demais áreas. À tarde, máximas de 25 a 30°C no Litoral, Vale do Itajaí, Planalto Norte, de 19°C na Serra e 23°C nas demais áreas. Ventos de norte no litoral e áreas próximas, de oeste no Grande Oeste passando para quadrante sul no decorrer do dia em todo estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (de 40 a 60 km/h) no Grande Oeste ao longo do dia e no litoral catarinense a partir do final da tarde. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos.

PREVISÃO PARA SÁBADO (22)

No sábado (22) a atuação de uma alta pressão deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens em boa parte de SC. Em localidades do litoral e áreas próximas a presença das nuvens deve ser maior e, à noite, há chance de chuvisco isolado por conta da umidade vinda do mar. Não há risco de ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas perto dos 4°C em pontos da Serra, de 7 a 12°C nos Planaltos, Meio Oeste e de 12 a 18°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 26°C no Planalto Norte, Alto Vale, Extremo Oeste, 23°C na Serra e variam de 22 a 25°C nas demais áreas. Ventos de sul a sudeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (até 50 km/h), principalmente, no litoral.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (23) a circulação marítima deixa o dia com muitas nuvens e chance de chuva isolada, ocasional no litoral e áreas próximas. Nas demais regiões, dia com sol a poucas nuvens. A segunda-feira (24) deve começar com muitas nuvens e chance de chuva isolada no litoral e áreas próximas, mas no decorrer do dia o sol aparece. Nas demais áreas, permanece a condição de sol a poucas nuvens.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (20/10)

Quinta-feira (20) com ventos de nordeste/norte no centro-leste do estado e de noroeste na porção oeste de SC, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (em torno de 55 km/h) em localidades do Grande Oeste, Planaltos e litoral.

Ondas com direção sudeste a leste em todo litoral catarinense. Altura das ondas de 1,5 m na Grd. Fpolis., Litoral Sul (nesta, os picos das ondas podem chegar aos 2,0 m) e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.