PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (20/11) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (20)

Domingo (20) com atuação de um sistema de alta pressão sobre o oceano, favorecendo, em grande parte do dia, sol com poucas nuvens em SC. No litoral há maior presença de nuvens, com chance de chuva fraca, rápida e bastante isolada no início da manhã e ao final da noite por conta da umidade vinda do mar. Em localidades do Extremo Oeste e Oeste, entre a tarde e noite, há chance de pancadas de chuva bem isoladas, que podem vir acompanhadas de trovoadas e eventual queda de granizo, devido a combinação do calor e aproximação de instabilidades em vários níveis da atmosfera. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às chuvas. À tarde as temperaturas máximas chegam aos 26°C na Serra e variam de 27 a 32°C nas demais áreas de SC (pontualmente, podem superar os 32°C). Ventos de direção nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de 40 a 60 km/h no decorrer do dia em cidades do Litoral Sul, com um risco baixo para ocorrências associadas.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (21)

Grande parte da segunda-feira (21) marcada por uma alta pressão no mar, favorecendo o sol com poucas nuvens. À tarde, por conta do calor e umidade, há chance de chuva bem isolada, rápida em localidades da Grd. Fpolis. ao norte de SC. Entre a tarde e noite, a combinação do calor, fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica e cavados  ocasiona pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados no Grande Oeste, Planaltos e Litoral Sul. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas mínimas perto de 10°C na Serra, de 11 a 16°C nos Planaltos, Alto Vale, parte do Meio Oeste e de 16 a 20°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 27°C no Planalto Sul e variam de 27 a 33°C no restante de SC. Ventos de nordeste no centro-leste de SC e passando para noroeste no Grande Oeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de 40 a 60 km/h em cidades do Litoral Sul e oeste catarinense.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (22)

Na terça-feira (22) a atuação de uma frente fria deixa o tempo instável em SC, com pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados, a qualquer hora do dia. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas mínimas de 12 a 16°C nos Planaltos, Alto Vale, parte do Meio Oeste e de 16 a 21°C nas demais regiões. À tarde, por conta da maior presença das nuvens, as máximas variam de 18 a 25°C no Grande Oeste, Planaltos, Alto Vale, parte do Litoral Sul. Já nas demais áreas ficam entre 26 a 31°C. Ventos com direção nordeste, de fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, de 40 a 60 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quarta-feira (23) a frente fria começa a se afastar de SC, mas ainda deixa o dia com muitas nuvens, chuva a qualquer momento e chance de temporais bem isolados. A quinta-feira (24) começa com sol a algumas nuvens, mas a atuação de um cavado combinado ao aquecimento diurno favorece condições para pancadas de chuva, com chance de temporais isolados a partir da tarde entre, principalmente, o Oeste, Planaltos e Alto Vale.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (20/11)

Domingo (20) com ventos de direção nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de 40 a 60 km/h no decorrer do dia em cidades do Litoral Sul, com um risco baixo para ocorrências associadas.

Ondas com direção nordeste e altura de 1,5 a 2,0 m (com picos podendo chegar a 2,5 m) no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas, ondas com direção leste e altura de 1,0 a 1,5 m.