PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (20/12) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (20)

 Na terça-feira (20) permanece a circulação marítima sendo reforçada por sistemas de baixa pressão em vários níveis da atmosfera, o que mantém a chuva persistente (por vezes intensa em curto intervalo de tempo) com chance de raios no litoral, Vale do Itajaí e áreas próximas. O risco é alto a muito alto para para ocorrências relacionadas à chuva persistente e intensa como alagamentos, deslizamentos e enxurradas. No restante do estado o calor combinado a umidade disponível favorece a ocorrência de  pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados a partir da tarde, com risco baixo a localmente moderado para ocorrências associadas. À tarde, as máximas variam de 26 a 31°C no Grande Oeste e de 18 a 24°C nas demais regiões. Vento de leste com intensidade fraca a moderada e rajadas ocasionais (40 a 55 km/h).

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (21)

 Na quarta-feira (21) a circulação marítima segue atuando, mas sem o reforço das instabilidades dos dias anteriores, o que deixa o dia com variação de nuvens a nublado, chuva a qualquer momento do dia no litoral, Baixo/Médio Vale do Itajaí. Por conta das chuvas registradas nos últimos dias e a previsão, o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, deslizamentos e enxurradas. A condição para chuva diminui no Alto Vale do Itajaí, Planaltos, onde a chuva é intercalada com períodos de melhoria. Nas demais regiões do estado, o sol aparece com algumas nuvens. O dia começa com temperaturas mínimas de 10 a 16°C dos planaltos ao Extremo Oeste e de 16 a 21°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas máximas variam de 26 a 31°C no Grande Oeste, de 23 a 26°C nas demais áreas. Vento variando de sudeste a leste com intensidade fraca a moderada e rajadas ocasionais.

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (22)

 Na quinta-feira (22) a circulação marítima ainda atuará, mas já enfraquecida em relação aos dias anteriores. Com isso, o dia fica com variação de nuvens intercalando com algumas aberturas em que o sol aparece, mas ainda com chance de chuva isolada a qualquer momento do dia no litoral, Baixo/Médio Vale. Por conta das chuvas dos últimos dias, o risco é moderado para ocorrências como alagamentos, deslizamentos. Nas demais regiões, dia com sol a algumas nuvens. Amanhecer com temperaturas perto de 8°C na Serra, de 15 a 21°C no litoral e áreas próximas e de 11 a 16°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 27 a 32°C no Grande Oeste e de 23 a 26°C nas demais regiões. Ventos de leste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na sexta-feira (23) a circulação marítima, bastante enfraquecida, ainda favorece a variação de nuvens (intercalando com aberturas em que o sol aparece) e chance de chuva isolada nos extremos do dia no litoral e áreas próximas. Nas demais regiões com sol a algumas nuvens. No sábado (24) dia com sol a algumas nuvens em boa parte de SC. Apenas em localidades do Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí há chance de chuva bem isolada.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (20/12)

Terça-feira (20) com ventos de leste com intensidade fraca a moderada e rajadas ocasionais (40 a 55 km/h).

Ondas com direção leste e altura de 1,5 a  2,0 m (com picos de até 2,5 m) em todo litoral catarinense. Há baixo risco de ocorrências associadas à agitação marítima.