PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (21/01) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (21)

O sábado (21) inicia com sol e variação de nuvens em Santa Catarina. Entretanto, a partir da tarde, a aproximação de uma frente fria provoca pancadas de chuva e temporais isolados com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa em todo o estado, especialmente dos planaltos ao litoral. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. As temperaturas mínimas variam entre 19°C e 22°C no Extremo Oeste e áreas costeiras e entre 13°C e 16°C nos planaltos e Meio-Oeste. À tarde, as máximas superam os 30°C em praticamente todas as regiões, chegando a 37°C no Extremo Oeste. Os ventos sopram de direções variadas pelo estado, com intensidade fraca.

PREVISÃO PARA DOMINGO (22)

No domingo (22), a frente fria segue avançando pelo estado, provocando chuvas com trovoadas desde o amanhecer nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, que se propagam para as demais regiões ao longo do dia. Entre a tarde e a noite, a chuva e os  temporais se intensificam,  vindo com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa, especialmente dos planaltos ao litoral. O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, alagamentos e deslizamentos. No período da tarde, as temperaturas ficam acima dos 30°C em praticamente todo o estado, podendo superar os 37°C entre o Litoral Norte e Vale do Itajaí. Os ventos sopram de direções variadas, com intensidade fraca a moderada.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (23)

Na segunda-feira (23), novas instabilidades seguem provocando chuvas no centro-leste catarinense, que podem vir na forma de temporais isolados com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa, especialmente a partir da tarde. No Extremo Oeste e Oeste, a chuva ocorre de forma mais isolada. O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, alagamentos e deslizamentos. As temperaturas mínimas oscilam entre 18°C e 20°C no Vale do Itajaí e litoral e entre 15°C e 18°C nas demais regiões. À tarde, novamente as máximas ficam em torno dos 30°C em todo o estado, chegando aos 36° no Extremo Oeste. Os ventos sopram de direções variadas em Santa Catarina, com intensidade fraca.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre terça (24) e quarta-feira (25), uma área de alta pressão passa a atuar em Santa Catarina, favorecendo o tempo firme e mantendo as temperaturas elevadas.