PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (21/01) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (21)

A combinação de uma área de baixa pressão com a circulação marítima deixa o dia nublado, com previsão de chuva em todo estado. Do Meio Oeste ao litoral essa chuva é de moderada a localmente forte intensidade, em curto período. Os acumulados de chuva devem ser significativos. Assim, há um risco moderado a alto para desastres (alagamentos, deslizamentos, inundações, enxurradas). Devido a presença da nebulosidade, as temperaturas não sobem muito e ficam amenas. As máximas variam de 17°C a 27°C no estado. Os ventos se mantém de quadrante leste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, até 45 km/h.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (22)

A circulação marítima ainda favorece dia nublado a variação de nuvens e chance de chuva a qualquer hora do dia dos Planaltos ao litoral. Pontualmente, os acumulados ainda podem ser altos. Na porção oeste, áreas de instabilidade ocasionam pancadas de chuva a partir da tarde, não se descartando a chance de temporais bem isolados. Assim, o risco é moderado para desastres. Dia começa com temperaturas mínimas amenas: 11°C no Planalto Sul e de 17°C a 23°C nas demais regiões. À tarde, as máximas ficam mais altas na porção oeste, áreas do Litoral Norte, Baixo/Médio Vale (25°C a 29°C), enquanto que no restante do estado variam de 18°C a 24°C. Ventos de leste/nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos isoladas, até 45 km/h.

PREVISÃO PARA SÁBADO (23)

Dia começa com sol e algumas nuvens em grande parte do estado. Localmente, pode ter uma chuva fraca, mas que cessa logo pela manhã. A partir da tarde, a combinação do calor com o aquecimento favorece pancadas de chuvas mal distribuídas. Não se descarta a chance de temporais isolados. Assim, o risco é baixo a moderado para desastres. Dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: 11°C no Planalto Sul, 16°C a 23°C nas demais regiões. À tarde, as máximas voltam a subir em boa parte do estado, variando de 26°C a 32°C. Em áreas dos Planaltos não devem passar dos 24°C. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos isoladas, até 45 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (25), principalmente a partir da tarde, com a previsão de pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados. Na segunda-feira (26) o dia deve ser com variação de nuvens, chuva a qualquer hora e as temperaturas máximas não devem subir tanto quanto nos dias anteriores.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Quinta-feira (21) com ventos de quadrante leste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas isoladas de até 45 km/h.

Ondas com direção sudeste/leste e altura de 1,0 m a 1,5 m (com picos de até 2,0 m) em todo litoral catarinense.