PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (21/02) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (21/02)

Do Extremo Oeste ao Litoral Sul a segunda-feira (21) começa com condições para chuva isolada e trovoadas por alguns momentos, devido à instabilidade associada com a formação de um ciclone entre o RS e o Uruguai.  Nas demais regiões, presença de sol entre nuvens pela manhã. No decorrer da tarde a instabilidade ganha força, com o calor, e se estende para todas as regiões do estado, resultando em pancadas de chuva e temporais isolados até a noite. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas. As temperaturas máximas na tarde variam entre 32 e 37°C no Litoral, Planalto Norte e Vale do Itajaí e entre 27 e 32°C nas demais regiões. Vento de nordeste a noroeste, fraco e com rajadas moderadas. 

 

 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (22/02)

Na terça-feira (22), a formação do ciclone entre o Litoral do RS e do Uruguai mantém o canal de calor e umidade da Amazônia direcionado para o Sul do Brasil, o que combinado ao aquecimento mantém a condição para pancadas de chuva com trovoadas e temporais isolados, começando pelas áreas de divisa com o RS no final da manhã e se estendo para as demais áreas no decorrer da tarde, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas às condições de tempo. A sensação é de ar abafado, com rápido aumento das temperaturas ao longo da manhã quando chegam a 30°C. À tarde as máximas ultrapassam este valor. Ventos de nordeste a noroeste, virando para sul no final do dia, ambos com rajadas moderadas. 

 

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (23/02)

Na quarta-feira (23), presença de sol em todas as regiões do estado, porém com um pouco mais de nuvens do Planalto ao  Litoral. No decorrer da tarde, o calor combinado a umidade disponível favorece a ocorrência de pancadas isoladas de chuva e trovoadas em todas as regiões, com risco baixo para ocorrências meteorológicas. À tarde faz calor em praticamente todo estado, com máximas superando os 30°C e se aproximando dos 40°C no Extremo oeste. O vento vira de sul para nordeste, com intensidade fraca a moderada. 

 

 

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quinta-feira (24) áreas de instabilidade, associadas a formação e avanço de uma frente fria, intensificadas pelo forte calor, provocam chuva e temporais a partir da tarde em todas as regiões. Na sexta-feira (25), a frente fria avança por SC, mantendo a instabilidade no tempo que, novamente combinado ao calor da tarde favorece a ocorrência de chuva e temporais isolados. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (21/02)

Segunda-feira (21), com vento de nordeste a noroeste, fraco e com rajadas moderadas, principalmente no Litoral. 

 

O vento nordeste persistente deixa o mar com agitação local, com ondas de leste/nordeste e altura de 0,5 a 1,0m e com picos de até 1,5m no Litoral Sul.