PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (21/02) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (21)

Dia com sol e poucas nuvens em boa parte do estado devido atuação de uma área de alta pressão. Mas, entre a tarde e noite, áreas de instabilidade ocasionam pancadas de chuvas isoladas (com temporais ainda mais isolados), rápidas, típicas de verão, que podem vir acompanhadas de raios e eventual queda de granizo. Assim, o risco é baixo para desastres. À tarde faz calor e as temperaturas máximas variam de 28ºC a 36ºC na porção oeste, até 28ºC no Planalto Sul e de 27ºC a 33ºC nas demais regiões. Ventos de leste/nordeste na faixa leste e de nordeste na porção oeste do estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, isoladas, até 45 km/h.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (22)

Predomínio de sol a com poucas nuvens devido a atuação de uma alta pressão. Mas, entre a tarde e noite, áreas de instabilidade ocasionam pancadas de chuvas isoladas da porção oeste ao Litoral Sul. Não se descarta a chance de temporais bem isolados, rápidos e típicos de verão. Logo, o risco é baixo para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas baixas no Planalto Sul (perto dos 9ºC), amenas nas demais regiões do estado: 16ºC a 24ºC no Litoral, Vale, 12ºC a 17ºC nas demais áreas. À tarde, as máximas seguem altas, chegando aos 29ºC no Planalto Sul, 28ºC a 34ºC nas demais regiões. Ventos com direção nordeste, de fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, podendo chegar aos 55 km/h no Litoral Sul a partir da tarde.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (23)

Aproximação de uma frente fria oceânica aliada ao calor favorece pancadas de chuvas acompanhadas de temporais isolados a partir da tarde no estado. A chuva deve ser irregular, mal distribuída, ou seja, ocorre em uma cidade e na vizinha não passa de um aumento de nuvens. Logo, o risco é baixo a localmente moderado para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado, 11ºC a 15ºC nos Planaltos, Meio Oeste e de 16ºC a 24ºC nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 29ºC no Planalto Sul, variam de 28ºC a 33ºC na porção oeste e de 31ºC a 36ºC nas demais áreas. Ventos com direção nordeste a noroeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, perto dos 55 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quarta-feira (24) a frente fria oceânica favorece pancadas de chuvas dos Planaltos ao litoral a qualquer hora do dia. Na porção oeste, áreas de instabilidade ocasionam pancadas de chuvas isoladas a partir da tarde. Na quinta-feira (25) a umidade vinda do oceano aliada ao aquecimento diurno favorece pancadas de chuvas do Meio Oeste ao litoral.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Domingo (21) com ventos de leste/nordeste na faixa leste e de nordeste na porção oeste do estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, isoladas, até 45 km/h.

Ondas com direção leste a sudeste em todo litoral. Altura até 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.