PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (21/03) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (21/03)

Na segunda-feira (21), a circulação marítima mantém o tempo bastante nublado e com chance de chuva isolada no centro-leste do estado, especialmente nas áreas litorâneas. Nas demais áreas, o sol aparece entre poucas nuvens. Não há risco para ocorrências associadas às condições de tempo. As temperaturas seguem amenas ao amanhecer, chegando aos 8°C na Serra e variando entre 12°C e 18°C nas demais regiões. Por conta do tempo mais encoberto as temperaturas não sobem muito do centro ao leste, variando de 17°C a 23°C. Já no Extremo Oeste chegam aos 31°C.  Os ventos sopram de leste com intensidade fraca.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (22/03)

Na terça-feira (22) o tempo segue com predomínio da nebulosidade e o sol pouco aparece entre o litoral e áreas próximas. Há chance de chuva fraca e isolada nestas regiões, principalmente entre a madrugada e manhã. Já no oeste o sol predomina entre nuvens ao longo do dia. A partir da noite, áreas de instabilidade atuam no Extremo Oeste, com chance de temporais isolados. Há risco baixo para ocorrências associadas a chuva intensa nestas áreas. a As temperaturas ainda não sobem tanto por conta do tempo encoberto no centro-leste, variando de 17°C a 24°C. Na porção oeste marcam de 26 a 30°C.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (23/03)

A atuação de áreas de instabilidade mantém o tempo encoberto nesta quarta-feira (23) na maior parte do estado. Há condições para chuva desde o início da madrugada na região Oeste, avançando para as áreas do Meio Oeste e Planaltos a partir da manhã. Nas regiões litorâneas e em todo o Vale do Itajaí, o tempo segue nublado com condição para chuvas rápidas a qualquer hora do dia. Com o tempo nublado, as temperaturas não sobem tanto ao longo do dia, com máximas abaixo de 23°C em grande parte das regiões, com exceção para o Litoral Sul, Litoral Norte e Planalto Norte, com pontuais acima de 25°C. 

 

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre a quinta-feira (24) e sexta-feira (25) a formação de um ciclone próximo ao Uruguai favorece o aumento de instabilidades no estado de Santa Catarina. Há condições para temporais nas tardes destes dias, que podem provocar chuva intensa, vendaval e eventual queda de granizo. Na sexta-feira a passagem de uma frente fria associada ao ciclone mantém o tempo fechado em grande parte do estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (21/03)

Segunda-feira (21) com ventos de intensidade fraca a moderada de quadrante sudeste a leste em Santa Catarina.

Ondas com direção sul ao longo de toda a costa e altura de 1,5 m a 2,0 m entre o Litoral Sul e Grd. Florianópolis e até 1,5 no Litoral Norte.