PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (21/03) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (21)

A aproximação e atuação de uma frente fria ocasiona pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais isolados (chuva de moderada a forte intensidade, com raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos) a partir da manhã em localidades do Extremo Oeste ao Litoral Sul. A partir da tarde, as pancadas de chuva se espalham para as demais regiões. Há chance de acumulados altos de chuva em curto intervalo de tempo. O risco é moderado para desastres. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 37°C no Litoral Sul, variando de 29°C a 35°C na Grd. Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte. No Planalto Sul chega aos 25°C e na porção oeste varia de 25°C a 29°C. Ventos de nordeste na faixa leste e de noroeste na porção oeste, com fraca a moderada intensidade. A partir da noite passam a ser de sudoeste/sul do Extremo Oeste a Grd. Florianópolis. Rajadas de ventos ocasionais de 50 km/h entre a Grd. Florianópolis e o Litoral Sul no decorrer do dia.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (22)

A frente fria se afasta do estado, mas ainda favorece pancadas de chuvas, principalmente entre a tarde e noite. Há chance de temporais bem isolados e altos acumulados de chuva em curto intervalo de tempo. Assim, o risco é moderado para desastres. O dia começa com temperaturas amenas no estado: perto de 12°C no Planalto Sul, 19°C a 24°C no litoral, Vale, 16°C a 20°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 32°C na porção oeste, 27°C no Planalto Sul e variam de 26°C a 29°C nas demais regiões. Ventos de sudoeste a sudeste na faixa leste e de nordeste/norte na porção oeste do estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais em torno de 45 km/h.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (23)

Dia com variação de nuvens e chuva a qualquer hora no litoral, Vale do Itajaí e áreas próximas devido a umidade vinda do oceano. No restante do estado, uma área de baixa pressão alongada combinada ao aquecimento diurno favorece pancadas de chuvas isoladas. Assim, o risco é baixo a localmente moderado para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: perto dos 15°C no Planalto Sul, 18°C a 24°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 27°C a 31°C no litoral, Vale, Planalto Norte, até 25°C no Planalto Sul e 28°C na porção oeste. Ventos de leste a nordeste na faixa leste e de nordeste na porção oeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais de 45 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quarta-feira (24) áreas de instabilidade ocasionam pancadas de chuvas isoladas entre a tarde e noite em boa parte do estado. Já na quinta-feira (25), a previsão é de pancadas de chuvas a partir da tarde do Meio Oeste ao litoral.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Domingo (21) com ventos de nordeste na faixa leste e de noroeste na porção oeste, com fraca a moderada intensidade. A partir da noite passam a ser de sudoeste/sul do Extremo Oeste a Grd. Florianópolis. Rajadas de ventos ocasionais de 50 km/h entre a Grd. Florianópolis e o Litoral Sul no decorrer do dia.
Ondas com direção nordeste e altura de até 1,5 m no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas, ondas com direção leste e altura de até 1,0 m.