PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (21/04) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (21)

A circulação marítima persiste pela influência do ciclone subtropical em alto mar (na altura do litoral entre a região Sudeste e Santa Catarina), o que deixa o dia com muitas nuvens, intercalando com períodos em que o sol aparece, com chuva (podendo vir com trovoadas) no litoral, Vale e áreas próximas. Há chance de, localmente, a chuva ser forte em alguns momentos e os acumulados serem mais altos. Ainda, o mar fica muito agitado, com ondas de sudeste e altura de 2,5 m a 3,0 m, com picos podendo chegar aos 4,0 m. Chance de ressaca e alagamentos costeiros em todo litoral. Assim, o risco é alto para desastres. Nas demais regiões, dia com sol e poucas nuvens. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 30°C no Extremo Oeste, Oeste e variam de 18°C a 24°C nas demais regiões. Ventos de leste no centro-leste e de leste a nordeste na porção oeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos isoladas, ocasionais de até 50 km/h.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (22)

A circulação marítima persiste pela influência do ciclone subtropical em alto mar (na altura do litoral de SC e PR), o que deixa o dia com variação de nuvens intercalando com momentos em que o sol aparece e chuva isolada no litoral, Vale. Mar segue muito agitado, com ondas de direção leste, altura de 2,5 m a 3,0 m e picos de até 4,0 m. Chance de ressaca e alagamentos costeiros em todo litoral. Risco é alto para desastres. Demais regiões, dia com sol e poucas nuvens. Temperaturas mínimas baixas (perto de 7°C, pontualmente podendo ser menor), com chance de geada isolada no Planalto Sul, amenas no restante do estado: 15°C a 21°C no litoral e de 9°C a 14°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 30°C no Extremo Oeste, Oeste, variam de 18°C a 25°C nas demais regiões. Ventos de sudeste/leste no centro-leste e de leste a nordeste na porção oeste do estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (23)

A circulação marítima deve diminuir no decorrer do dia, mas o ciclone subtropical segue atuando em alto mar (na altura do litoral de SC), deixando o dia com variação de nuvens intercalado com a presença do sol e chance de chuva bem isolada no litoral e Vale. O mar segue muito agitado, com ondas de leste, altura de 2,5 m a 3,0 m com picos de até 3,5 m. Há chance de ressaca e alagamentos costeiros em todo litoral catarinense. Assim, o risco é alto para desastres. Nas demais regiões, dia com sol e poucas nuvens. O dia começa com temperaturas mínimas baixas (5°C a 10°C, pontualmente podendo ser menor) nos Planaltos, Meio Oeste e amenas (10°C a 19°C) nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 31°C no Extremo Oeste, Oeste, 26°C no Vale e variam de 20°C a 25°C nas demais regiões. Ventos de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, até 45 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (24), uma área de baixa pressão no nordeste da Argentina favorece o aumento de nuvens e a chance de chuva isolada, mal distribuída na porção oeste e Planaltos no decorrer do dia. Nas demais áreas, dia com sol e algumas nuvens. No domingo (25) a aproximação e atuação de uma frente fria deixa o dia com aumento de nuvens e chance de chuva em todo estado no decorrer do dia.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Quarta-feira (21) com ventos de leste no centro-leste e de leste a nordeste na porção oeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos isoladas, ocasionais de até 50 km/h.

Ondas de sudeste e altura de 2,5 m a 3,0 m, com picos podendo chegar aos 4,0 m. Chance de ressaca e alagamentos costeiros em todo litoral catarinense.