PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (21/05) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (21)

A formação de um ciclone extratropical próximo ao Uruguai e de uma frente fria entre o RS e SC favorecem pancadas de chuvas, com temporais isolados, do Extremo Oeste ao Litoral Sul a partir do final da tarde. No decorrer da madrugada de sábado (22) a chuva e os temporais se espalham para as demais regiões do estado. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à chuva intensa, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos de moderada a forte intensidade. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 30°C no Oeste, 27°C no Meio Oeste e variam de 21°C a 25°C no centro-leste do estado. Ventos de nordeste a noroeste, com fraca a moderada intensidade, no estado.

PREVISÃO PARA SÁBADO (22)

Atuação e deslocamento de uma frente fria favorece pancadas de chuvas com temporais isolados no estado. Os temporais devem ocorrer entre a madrugada e o período da tarde na porção oeste e desde a madrugada/manhã no centro-leste do estado. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à chuva intensa, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos de moderada a forte intensidade. O dia começa com temperaturas amenas no estado: 11°C a 15°C nos Planaltos, Meio Oeste, 16°C no Oeste e 16°C a 19°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 26°C a 29°C no Litoral Sul e Norte, Grd. Florianópolis, Vale do Itajaí e de 17°C a 24°C nas demais regiões. Ventos de noroeste passando para sudoeste a partir da noite, com fraca a moderada intensidade no estado.

PREVISÃO PARA DOMINGO (23)

O ciclone extratropical favorece o transporte de umidade do mar em direção ao litoral, Vale, o que deixa essas áreas com variação de nuvens e chance de chuva isolada. Ainda, espera-se rajadas de ventos de oeste a sudoeste, com moderada a forte intensidade (50 a 75 km/h) no centro-leste. Assim, o risco é moderado para ocorrências associadas aos ventos. Nas demais regiões, com a entrada de uma massa de ar frio e seco, o dia é de predomínio de sol a poucas nuvens. O dia começa com chance de geada, temperaturas mínimas baixas (2°C a 7°C) na porção oeste, Planaltos e amenas (9°C a 17°C) nas demais áreas. Há chance de registros negativos no Planalto Sul. À tarde, as máximas ficam amenas e chegam aos 25°C no Litoral Norte, variam de 20°C a 23°C no Litoral Sul, Grd. Florianópolis, Vale, de 13°C a 18°C na porção oeste, Planalto Norte e não passam dos 14°C no Planalto Sul. Ventos com direção oeste a sudoeste, com fraca a moderada intensidade, no estado.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

Na segunda-feira (24) e terça-feira (25) a massa de ar frio e seco favorece dias com predomínio de sol a poucas nuvens. Ainda, há chances de geada na porção oeste e Planaltos entre a madrugada e amanhecer destes dias. As temperaturas mínimas devem ser baixas  (abaixo dos 10°C) em grande parte do estado. As máximas ficam amenas e não passam dos 24°C no litoral, Vale, Oeste e variam de 16°C a 20°C na porção central do estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Sexta-feira (21) com ventos de nordeste a noroeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos de moderada a forte intensidade.

Ondas com direção sul/sudeste em todo litoral. Altura de 2,0 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,5 m nas demais áreas litorâneas.