PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (21/06) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (21/06)

Na terça-feira (21) uma área de baixa pressão aliado ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica, a passagem de uma frente fria pelo oceano ocasiona pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados. A chuva inicia pelo Grande Oeste e se espalha para as demais regiões (principalmente para o Planalto Sul e Litoral Sul) ao longo do dia. Pontualmente, há chance de chuva intensa em curto intervalo de tempo. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais isolados (raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos) e chuva intensa(alagamentos, deslizamentos e enxurradas). À tarde, as temperaturas variam de 21°C a 24°C nas porções oeste e norte de SC, perto de 16°C na Serra, de 17°C a 20°C nas demais áreas. Ventos de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade em SC e rajadas de ventos ocasionais (de 40 a 60 km/h e, pontualmente, podem superar os 70 km/h) do Extremo Oeste ao Litoral Sul. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos.

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (22/06)

Na quarta-feira (22) a atuação de áreas de baixa pressão, cavados e o fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica deixam o dia com muitas nuvens com pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados. Pontualmente, a chuva pode ser intensa em curto intervalo de tempo. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais isolados (raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos) e chuva intensa (alagamentos, deslizamentos e enxurradas). Amanhecer com temperaturas perto de 10°C em localidades da Serra, de 11°C a 16°C na porção central de SC e 16°C a 18°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 21°C no Planalto Sul, variam de 18°C a 23°C no Litoral Sul, Grd. Fpolis. e de 21°C a 26°C nas demais áreas. Ventos de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, de 45 a 75 km/h. O risco é moderado para ocorrências associadas aos ventos.

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (23/06)

Na quinta-feira (23) a formação de uma frente fria no oceano (na altura do litoral de SC) aliada ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica favorecem variação de nebulosidade, com pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências relacionadas às chuvas (alagamentos, deslizamentos e enxurradas) e aos temporais isolados (raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos). Amanhecer com temperaturas mínimas de 12°C a 16°C nos Planaltos, Meio Oeste e de 16°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 31°C no Baixo/Médio Vale, Litoral Norte, de 23°C a 27°C no Planalto Norte, Alto Vale, Grd. Fpolis. e de 16°C a 22°C nas demais áreas. Ventos de quadrante norte passando para sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, de 45 a 60 km/h. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A sexta-feira (24) segue com variação de nuvens em SC e chance de pancadas de chuva isoladas em localidades do Grd. Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grd. Fpolis. No sábado (25) o transporte de umidade, favorecido por um sistema de alta pressão, favorece um dia com muitas nuvens e chance de chuva isolada no leste de SC, enquanto que nas demais áreas a condição é de sol com algumas nuvens.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (21/06)

 

Terça-feira (21) com ventos de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade em SC e rajadas de ventos ocasionais (de 40 a 60 km/h e, pontualmente, podem superar os 70 km/h) do Extremo Oeste ao Litoral Sul. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos. 

Ondas com direção sul a leste em todo litoral catarinense. Altura de 1,0 m a 1,5 m (com picos de até 2,0 m) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.