PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (21/10) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (21/10)

Na quinta-feira (21) a umidade vinda do oceano deixa o dia com variação de nuvens (com alguns momentos em que o sol aparece) e chance de chuva fraca, bem isolada no litoral, Vale do Itajaí e áreas próximas. A partir do final da tarde, por conta da atuação de áreas de instabilidade, há chance de pancadas de chuvas isoladas no Planalto e Litoral Sul. Nas demais áreas, dia com sol e poucas nuvens. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. À tarde, as temperaturas chegam aos 27°C no Oeste, 25°C no Litoral Sul, 20°C no Planalto Sul e não passam dos 22°C nas demais regiões. Ventos de leste a nordeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, principalmente, no Litoral Sul (em torno de 55 km/h).

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (22/10)

Na sexta-feira (22) uma alta pressão sobre o oceano deixa o dia com sol e poucas nuvens em Santa Catarina. No período da tarde, a umidade deve ficar abaixo dos 40% em áreas dos Planaltos, porção oeste. Não há risco para ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas de 7°C a 11°C nos Planaltos, Meio Oeste, 15°C a 18°C em boa parte do litoral e de 11°C a 15°C em boa parte do estado. À tarde, com a maior presença do sol, as máximas chegam 29°C no Oeste, de 23°C a 26°C nos Planaltos, Alto Vale do Itajaí e até 27°C nas demais regiões. Ventos de nordeste/norte, com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais, em torno de 55 km/h, em localidades da Grd. Florianópolis e Litoral Sul.

PREVISÃO PARA SÁBADO (23/10)

O sábado (23) começa com sol no estado, mas a aproximação e atuação de uma frente fria pelo oceano combinada com uma baixa pressão sobre o Paraguai e ao fluxo de calor e umidade vindo da região Amazônica favorece o aumento de nuvens, com pancadas de chuvas a partir da tarde da porção oeste ao Litoral Sul e à noite nas demais regiões. Há chance de temporais (chuva pontualmente moderada a forte intensidade, com raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos). O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas de 8°C a 11°C nos Planaltos, Meio Oeste, 15°C a 19°C no litoral, boa parte do Vale, de 11°C a 15°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 32°C no Litoral Sul, 27°C no Vale, Litoral Norte, parte do Planalto Norte e variam de 22°C a 25°C nas demais regiões. Ventos de quadrante norte com fraca a moderada intensidade.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (24) o deslocamento da frente fria deixa o dia nublado com chuva durante o dia no estado. A partir da noite, da porção oeste ao Litoral Sul as condições do tempo começam a melhorar. Na segunda-feira (25) a atuação de uma alta pressão deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens em Santa Catarina.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (21/10)

Na quinta-feira (21) com ventos de leste a nordeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, principalmente, no Litoral Sul (em torno de 55 km/h).

Ondas com direção sudeste/leste e altura de 1,0 m a 1,5 m em todo litoral catarinense.