PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (21/12) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (21)

Na quarta-feira (21), a circulação marítima segue atuando, porém com menor intensidade em relação aos dias anteriores. Nas áreas litorâneas o tempo será nublado com chuva a qualquer hora, enquanto nas demais áreas o dia é de sol e poucas nuvens, com chuvas rápidas nas áreas dos Planaltos. O risco moderado a alto para ocorrências relacionadas a alagamentos e deslizamentos nas áreas litorâneas, devido a chuva combinada aos volumes elevados observados nos últimos dias. O dia começa com temperaturas mínimas de 10 a 16°C dos planaltos ao Extremo Oeste e de 16°C a 21°C nas áreas litorâneas. As temperaturas máximas se aproximam de 30°C na porção oeste, enquanto nas áreas encobertas não devem passar de 25°C.

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (22)

Na quinta-feira (22) a chuva enfraquece em relação aos dias anteriores. Nas áreas litorâneas e no Vale do Itajaí a circulação marítima ainda provoca chuvas rápidas, que intercalam com períodos de melhoria. Já dos Planaltos ao Oeste, o sol aparece entre nuvens. Por conta das chuvas dos últimos dias, ainda há risco para ocorrências como deslizamentos. Amanhecer com temperaturas de 15 a 21°C no litoral e de 11 a 16°C nas demais áreas. As máximas variam de 27°C a 32°C no Grande Oeste e de 23°C a 26°C nas demais regiões. Ventos sopram de leste com intensidade fraca a moderada.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (23)

Na sexta-feira (23) a circulação marítima segue bastante enfraquecida, mas ainda provocando chuvas rápidas e variação de nuvens entre a região da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Nas áreas continentais, entre os Planaltos e Oeste, o tempo mais seco favorece o predomínio de sol, possibilitando também uma maior amplitude térmica. No Oeste, as temperaturas variam de 15°C a 30°C  ao longo do dia, enquanto nas áreas litorâneas, sob influência da circulação marítima, marcam de 20°C a 25°C. 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (24) e domingo de natal (25) o predomínio será de sol, com apenas períodos de nebulosidade ao longo do dia. Apenas em localidades do Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí há chance de chuva isolada. Entre tarde e noite do domingo (25), devido a aproximação de uma frente fria, não se descarta a possibilidade de pancadas isoladas de chuva, em especial na porção oeste do estado.

ONDIÇÕES DE VENTO E MAR (21/12)

Quarta-feira (21) com ventos de leste com intensidade fraca a moderada.

Ondas com direção leste e altura de 1,5 a 2,0 m em todo litoral catarinense. Há baixo risco de ocorrências associadas à agitação marítima.