PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (22/01) – 05:00

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (22/01)

A onda de calor segue atuando no estado neste sábado (22), o que mantém a sensação de calor intenso. Entre o fim da tarde e o início da noite, pancadas de chuva (por vezes em forma de temporais) podem ocorrer de maneira isolada por conta da disponibilidade de  calor e umidade. As temperaturas permanecem altas por toda Santa Catarina, com máximas que podem pontualmente superar os 40°C na porção oeste e que variam de 32°C a 39°C nas demais regiões do estado. O risco é baixo para ocorrências relacionadas aos temporais e alto a muito alto associado a onda de calor. Ventos de nordeste no Litoral, com rajadas moderadas entre a Grande Florianópolis e Litoral Sul. Nas demais regiões do estado, vento de quadrante norte com intensidade fraca.

 

PREVISÃO PARA DOMINGO (23/01)

A previsão segue sendo de calor intenso e tempo firme na maior parte do dia em Santa Catarina neste domingo (23). As temperaturas máximas seguem altas, variando de 36°C a 40°C na porção oeste, ficando em torno de 38°C no Litoral Sul e oscilando entre 32°C a 38°C nas demais áreas. No final da tarde, há possibilidade de temporais isolados, especialmente entre o Planalto Sul e Meio-Oeste catarinense. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais e alto a muito alto para ocorrências associadas a onda de calor. Os ventos sopram de nordeste no Litoral, com intensidade moderada e rajadas de até 50 km/h no sul do estado. Nas demais regiões, vento fraco com direção variável.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (24/01)

Na segunda-feira (24), as altas temperaturas seguem sendo o destaque. As máximas continuam elevadas por todo o estado, variando de 38°C a 42°C na porção oeste e  Litoral Sul e oscilando entre 32°C e 38°C nas demais áreas. No final da tarde, o aumento da umidade disponível e a presença de perturbações em baixos níveis atmosféricos trazem chance de temporais isolados mais organizados em relação aos dias anteriores, especialmente para o Meio-Oeste catarinense. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais e alto a muito alto para ocorrências associadas a onda de calor. Ventos nordeste no Litoral, com intensidade moderada e rajadas de 45 km/h no Litoral Sul. Nas demais regiões, vento fraco com direção variável.

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

O calor intenso persiste durante a próxima semana no estado e a presença de um bloqueio atmosférico segue impedindo a entrada de sistemas mais organizados no estado. O risco associado a onda de calor é alto a muito alto em todas as regiões. As instabilidades voltam a ganhar força entre terça (25) e quarta-feira (26), retornando a maior condição para temporais no estado. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (22/01)

Ventos de nordeste no Litoral neste sábado (22), com rajadas moderadas entre a Grande Florianópolis e Litoral Sul. Nas demais regiões do estado, vento de quadrante norte com intensidade fraca.

Ondas do quadrante leste em todo Litoral catarinense. Altura de até 2,0 m no Litoral Sul e 1,0 m nas demais áreas litorâneas.