PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (22/01) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (22)

No domingo (22), uma frente fria avança por Santa Catarina, provocando chuva com trovoadas e temporais isolados desde o amanhecer nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, que se propagam para as demais regiões ao longo do dia. Entre a tarde e a noite, a chuva e os temporais se intensificam,  vindo com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa, especialmente dos planaltos ao litoral. O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, alagamentos e deslizamentos. As temperaturas máximas ficam acima dos 30°C em boa parte do estado, chegando aos 36°C no Extremo Oeste, Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí. Os ventos sopram de oeste, com intensidade fraca a moderada.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (23)

Na segunda-feira (23), novas instabilidades seguem provocando temporais isolados com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa, especialmente a partir da tarde. No Extremo Oeste e Oeste, o risco para ocorrências como destelhamentos, alagamentos e deslizamentos é baixo, já nas demais regiões é moderado a alto. As temperaturas mínimas variam entre 18°C e 20°C no Vale do Itajaí e litoral e entre 14°C e 17°C nas demais regiões. À tarde, novamente as máximas ficam em torno dos 30°C em todo o estado, chegando aos 37° no Extremo Oeste e aos 35°C no Vale do Itajaí e Litoral Norte. Os ventos sopram de direções variadas em Santa Catarina, com intensidade fraca.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (24)

Na terça-feira (24), o dia amanhece com sol entre nuvens em todo o estado. Entre a tarde e a noite, temporais isolados podem ser observados no Grande Oeste, porém o risco associado é baixo. Nas demais regiões catarinenses, o tempo permanece firme, com sol entre nuvens durante todo o dia e o destaque é a sensação de calor no período da tarde. O dia amanhece com temperaturas entre 13°C e 15°C nas áreas mais elevadas do estado e entre 16°C e 19°C nas demais regiões. À tarde, as máximas superam os 32°C em praticamente todo o estado, ficando próximas dos 40°C no Extremo Oeste e dos 37°C no Oeste, Litoral Norte e Vale do Itajaí. Os ventos sopram com intensidade fraca e direções variadas pelo estado. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre quarta (25) e quinta-feira (26), o calor e o tempo firme devem predominar em Santa Catarina, mas temporais isolados a partir da tarde não são descartados, especialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.