PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (22/02) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (22)

Dia com predomínio de sol a com poucas nuvens em grande parte do estado. Entre a tarde e noite, áreas de instabilidade favorecem pancadas de chuva bem isoladas em localidades da porção oeste ao Litoral Sul. A chuva deve ser rápida, mal distribuída, ou seja, chove em uma cidade e na vizinha não passa de um aumento de nuvens. Logo, o risco é baixo para desastres. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 29ºC no Planalto Sul e variando de 29ºC a 34ºC nas demais regiões. Ventos com direção nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, em torno de 55 km/h, em áreas da Grd. Florianópolis e Litoral Sul a partir da tarde.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (23)

Aproximação de uma frente fria pelo oceano combinada ao calor favorece pancadas de chuvas, com chance de temporais isolados, a partir da tarde da porção oeste ao Litoral Sul. A partir da noite a chuva e os temporais se espalham pelas demais áreas. A chuva deve ser irregular, mal distribuída. Logo, o risco é baixo a localmente moderado para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: 10°C a 15°C nos Planaltos, Meio Oeste, 16ºC a 23°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 30°C no Planalto Sul, 33°C no Planalto Norte, 30°C a 36°C nas demais regiões. Ventos com direção nordeste/noroeste passando para quadrante sul a partir da noite, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, em torno, de 60 km/h e associadas aos temporais isolados.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (24)

Afastamento da frente fria oceânica combinada com o aquecimento diurno favorece pancadas de chuvas, com chance de temporais isolados, em áreas dos Planaltos ao litoral a partir da tarde. Na porção oeste, chance de chuva bem isolada entre a tarde e noite. Logo o risco é baixo a localmente moderado para desastres. Dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: 11°C a 16°C nos Planaltos, Meio Oeste, 16°C a 24°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 29°C a 33°C na porção oeste, Planalto Norte, até 28°C no Planalto Sul e 26°C a 31°C nas demais regiões. Ventos com direção sul/sudeste a leste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, até 50 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Quinta-feira (25) o transporte de umidade combinado ao calor favorece pancadas de chuvas isoladas do Meio Oeste ao litoral a partir da tarde. Na sexta-feira (26) áreas de instabilidade favorecem pancadas de chuvas bem isoladas  em localidades do Meio Oeste, Planaltos, Litoral Norte, Vale e Grd. Florianópolis.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Segunda-feira (22) com ventos de direção nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, em torno de 55 km/h, em áreas da Grd. Florianópolis e Litoral Sul a partir da tarde.

Ondas com direção sudeste em todo litoral. Altura de 1,5 m a 2,0 m no Litoral Sul, até 1,5 m na Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.