PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (22/04) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (22/04)

Na sexta-feira (22) a atuação de uma área de baixa pressão, cavados e a aproximação de uma nova frente fria deixa o dia com muitas nuvens, pancadas de chuva e temporais isolados (chuva de moderada a forte intensidade com raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos) no estado. Da porção oeste aos Planaltos há maiores chances de temporais, chuva intensa em curto intervalo de tempo e altos volumes de chuva. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais e a chuva intensa.  À tarde, com sol aparece em alguns momentos no litoral, Baixo/Médio Vale, as temperaturas máximas variam de 24°C a 27°C, já no restante do estado, por conta da maior presença das nuvens, variam de 17°C a 23°C. Ventos de quadrante norte com fraca a moderada intensidade e rajadas de ventos da ordem de 60 km/h. A partir do final da tarde os ventos mudam para quadrante sul nas áreas de divisa com o RS. 

PREVISÃO PARA SÁBADO (23/04)

No sábado (23) a rápida atuação de uma nova frente fria ocasiona pancadas de chuva, temporais isolados e chuva intensa em curto período no estado, principalmente, entre a madrugada e manhã. Há maiores chances de temporais, chuva intensa em curto intervalo de tempo e altos volumes de chuva da porção oeste aos Planaltos. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais e a chuva intensa. A partir da tarde as condições do tempo melhoram gradualmente, com aberturas em que o sol aparece, no estado. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 10°C na Serra, de 11°C a 15°C na porção oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e de 15°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, as temperaturas máximas variam de 25°C a 29°C no litoral, Baixo/Médio Vale e de 20°C a 24°C no restante de SC. Ventos de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, principalmente, no centro-leste do estado.

PREVISÃO PARA DOMINGO (24/04)

No domingo (24) a atuação de um sistema de alta pressão deixa o dia com sol e algumas nuvens em boa parte de SC. Mas, a partir da tarde, a combinação do aquecimento diurno com o fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica ocasiona pancadas de chuva com temporais bem isolados na porção oeste. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências relacionadas aos temporais isolados. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 7°C na Serra, de 10°C a 15°C na porção oeste, Planalto Norte, Alto Vale, grande parte do Litoral Sul e de 15°C a 20°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas máximas variam de 25°C a 29°C na porção oeste, até 26°C no Litoral Sul e de 21°C a 25°C nas demais regiões. Ventos de leste a nordeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A segunda-feira (25) é marcada pela presença do sol com poucas nuvens em SC. Mas, a partir da noite, a aproximação de uma nova frente fria favorece o aumento de nuvens e pancadas de chuvas isoladas nas áreas mais próximas à divisa com o RS. Na terça-feira (26) a atuação desta frente fria deixa o dia com muitas nuvens intercalando com momentos em que o sol aparece e chance de pancadas de chuvas isoladas em SC.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (22/04)

Sexta-feira (22) com ventos de quadrante norte com fraca a moderada intensidade e rajadas de ventos da ordem de 60 km/h. A partir do final da tarde os ventos mudam para quadrante sul nas áreas de divisa com o RS.

 

Ondas com direção leste e altura de 1,0 m a 1,5 m em todo litoral catarinense.