PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (22/04) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (22)

Com a influência de um sistema de baixa pressão (Tempestade Subtropical Potira) e um de alta pressão no oceano, a nebulosidade predomina no centro-leste do estado. Não se descartam pancadas de chuva no litoral. A Tempestade Subtropical Potira em alto mar também é responsável pela ressaca e pelo mar agitado a muito agitado na costa catarinense, com risco moderado a alto para desastres associados a estes fenômenos. Os ventos sopram de quadrante sudeste/leste, com rajadas moderadas. No oeste, o sol aparece e as temperaturas máximas chegam aos 29°C. Nas demais áreas, não passam dos 23°C.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (23)

Nesta sexta-feira (23), o tempo firme predomina no estado. No litoral, pancadas de chuva de forma isolada podem ocorrer. O sistema de baixa pressão (Tempestade Subtropical Potira), localizado em alto mar na altura de Santa Catarina, ainda influencia as condições de mar, com possibilidade de ressaca e ondas de até 3,5 m. O risco é alto para desastres associados a estes fenômenos. Os ventos sopram de quadrante sudeste/sul, com rajadas moderadas. No amanhecer, as temperaturas são mais baixas. Nos Planaltos e Meio Oeste, as mínimas ficam entre 4 e 8°C. Já nas demais áreas, variam de 10 a 15°C. Durante a tarde, chegam aos 30°C no oeste e não passam dos 22°C no Planalto Sul.

PREVISÃO PARA SÁBADO (23)

A atuação de uma área de baixa pressão deixa o dia com muitas nuvens e com possibilidade de chuva no oeste catarinense, principalmente a partir da tarde.  De forma geral, os acumulados não devem ser elevados, com baixo risco para desastres. No centro-leste, o sol aparece entre nuvens. No amanhecer, as temperaturas ficam abaixo dos 10°C no Planalto Sul e Meio Oeste. Nas demais áreas, as mínimas variam entre 11 e 16°C. As temperaturas máximas chegam aos 26°C no litoral e Vale do Itajaí. Já nas demais regiões, por conta da nebulosidade, não passam dos 22°C.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (25), com a aproximação de uma frente fria, a chuva se espalha para as demais áreas do estado. Na segunda-feira (26), o tempo melhora gradativamente. O início da próxima semana deve ser marcado pela entrada de uma massa de ar fria e seca no sul do Brasil, que provoca diminuição das temperaturas.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Nesta quinta-feira (22), os ventos sopram de sudeste/leste, com rajadas de até 40 km/h.

Ondas de sudeste/leste, com altura de 2,0 a 2,5 m e picos de 3,0 m. Risco de ressaca.