PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (22/05) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (22)

Deslocamento de uma frente fria (associada ao ciclone extratropical próximo ao Uruguai) pelo estado com o suporte do fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica favorece pancadas de chuvas com temporais isolados no estado. Em alguns momentos do dia ocorrem algumas aberturas em que o sol pode aparecer. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à chuva intensa, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos de moderada a forte intensidade. À tarde, as temperaturas máximas variam de 26°C a 29°C no Litoral Sul e Norte, Grd. Florianópolis, Vale do Itajaí e de 17°C a 24°C nas demais regiões. Ventos de noroeste passando para oeste/sudoeste, com fraca a moderada intensidade no estado.

PREVISÃO PARA DOMINGO (23)

O ciclone extratropical localizado próximo ao Uruguai impulsiona a massa de ar frio e seco em direção a SC. Com isso, o dia deve ser de predomínio de sol a poucas nuvens. Ainda, o ciclone favorece rajadas de ventos de quadrante oeste e moderada intensidade (40 a 60 km/h) do Meio Oeste ao litoral. Assim, o risco é baixo a localmente moderado para ocorrências associadas aos ventos. O dia começa com chance de geada, temperaturas mínimas baixas (2°C a 7°C) na porção oeste, Planaltos e amenas (11°C a 18°C) nas demais áreas. Há chance de registros negativos no Planalto Sul. À tarde, as máximas ficam amenas e chegam aos 26°C no Litoral Norte, variam de 20°C a 24°C no Litoral Sul, Grd. Florianópolis, Vale, de 15°C a 19°C na porção oeste, Planalto Norte e não passam dos 14°C no Planalto Sul. Ventos com direção oeste, com fraca a moderada intensidade, no estado.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (24)

Uma massa de ar frio e seco (alta pressão) deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens e sensação de frio no estado. O mar deve ficar agitado, com ondas de sudoeste em todo litoral, altura de 2,5 m a 3,0 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 2,0 m nas demais áreas litorâneas. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências associadas à agitação marítima. O dia começa com chance de geada na porção oeste, Planaltos, temperaturas mínimas baixas (0°C a 6°C) na porção oeste, Planaltos, baixas a amenas (8°C a 16°C) nas demais regiões. Há chance de registros negativos no Planalto Sul e Meio Oeste. As máximas ficam amenas e não passam dos 23°C no litoral, Vale, variam de 14°C a 19°C na porção oeste, Planalto Norte e não passam dos 14°C no Planalto Sul.Ventos de oeste a sudoeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

Na terça-feira (25) e quarta-feira (26) a atuação da massa de ar frio e seco (alta pressão) segue deixando os dias com predomínio de sol a poucas nuvens. Apenas em localidades do Planalto e Litoral Norte (próximos à divisa com o PR), na noite de quarta, há chance de chuva bem isolada. O mar deve seguir agitado até a tarde de terça. As temperaturas mínimas devem ser baixas (menores que 10°C) na porção oeste, Planaltos, Alto Vale, Litoral Sul e as máximas não passam dos 24°C no estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Sábado (22) com ventos de noroeste passando para oeste/sudoeste, com fraca a moderada intensidade no estado. Rajadas de ventos de moderada a localmente forte intensidade associadas aos temporais isolados.

Ondas com direção sudeste a leste em todo litoral. Altura de 1,5 m a 2,0 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,5 m nas demais áreas litorâneas.