PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (22/12) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (22)

Na quinta-feira (22) a circulação marítima segue perdendo força, mas ainda influencia nas condições de tempo do litoral e áreas próximas, favorecendo a maior presença de nuvens (com algumas aberturas em que o sol aparece) e chance de chuva fraca e isolada. Os acumulados dessa chuva devem ser bem menores aos registrados ao longo da semana, mas que ao se somarem a estes ainda oferecem risco para deslizamentos nas áreas afetadas. Nas demais áreas, dia com sol e algumas nuvens. Entre a tarde e início da noite há chance de temporais bastante isolados, de curta duração em localidades do oeste catarinense. À tarde, as temperaturas máximas variam de 27 a 32°C no Grande Oeste e de 23 a 26°C no centro-leste de SC. Ventos de sudeste a leste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (em torno de 45 km/h).

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (23)

Na sexta-feira (23) a circulação marítima continua perdendo força, mas ainda deixa o dia com variação de nuvens (com bons momentos em que o sol aparece) e chance de chuva bem isolada em localidades do litoral e áreas próximas. Por conta do elevado acumulado de chuva registrado ao longo da semana, ainda há risco para a ocorrência de deslizamentos nestas áreas. Nas demais regiões, dia com sol e algumas nuvens, porém, à tarde, há chance de pancadas de chuva bem isoladas, bastante mal distribuídas e de curta duração. Amanhecer com temperaturas perto dos 6°C na Serra (com chance de geada bastante localizada), de 14 a 21°C no litoral, Vale do Itajaí e de 10 a 16°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 28 a 32°C no Grande Oeste e de 25 a 28°C no centro-leste de SC. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais, em torno de 50 km/h, em áreas do Litoral Sul.

PREVISÃO PARA SÁBADO (24)

Sábado (24) de predomínio de sol a poucas nuvens dos Planaltos ao Extremo Oeste e de sol intercalando com nuvens no litoral e áreas próximas. Em localidades do Baixo Vale e Litoral Norte há chance de chuva fraca e isolada por conta da umidade vinda do oceano. Amanhecer com temperaturas perto dos 5°C na Serra (com chance de geada isolada), de 15 a 21°C no litoral, Vale do Itajaí e 11 a 16°C nas demais áreas. À tarde, com a maior presença do sol, as máximas variam de 29 a 33°C no Grande Oeste, de 28 a 31°C no Planalto Norte, Litoral Sul e de 24 a 27°C nas demais áreas. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 55 km/h, em cidades do Litoral Sul, com um risco baixo para ocorrências associadas.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

O domingo (25) inicia no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale com maior presença de nuvens e chance de chuva fraca e bem isolada no começo do dia. Nas demais áreas, sol e poucas nuvens. Porém, entre a tarde e noite, a aproximação de uma nova frente fria favorece a ocorrência de pancadas de chuva, que podem vir na forma de temporais isolados, entre os Planaltos e Extremo Oeste de SC. Na segunda-feira (26) ocasiona pancadas de chuva com temporais isolados para todo o estado no decorrer do dia.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (22/12)

Quinta-feira (22) com ventos de sudeste a leste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (em torno de 45 km/h).

Ondas com direção leste e altura de 1,5 m (com picos de até 2,0 m) em todo litoral catarinense.