PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (22/12) – 05:00

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA  (22/12)

A formação de um ciclone em alto mar, na altura do Rio Grande do Sul, associado à disponibilidade de calor e umidade fornece condições para temporais em todo o estado no decorrer desta quarta-feira (22). O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a chuva intensa, descargas elétricas, queda de granizo e rajadas de vento. As temperaturas seguem elevadas em todo o estado, com as máximas passando dos 35°C no Extremo Oeste e Baixo Vale do Itajaí. Os ventos sopram inicialmente de quadrante oeste e viram de sul ao longo do dia, com intensidade fraca a moderada e rajadas ocasionais que podem passar dos 50 km/h. 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA  (23/12)

A presença de uma massa de ar seco mantém o tempo firme em Santa Catarina na quinta-feira (23). Em todo o centro-oeste do estado, os níveis de umidade relativa ficam abaixo de 30% no período da tarde, o que configura risco moderado para ocorrências associadas, como desidratação e dores de cabeça. A passagem de um ciclone no oceano deixa o mar muito agitado no litoral catarinense e traz risco moderado a alto para ocorrências associadas a agitação marítima, ao mesmo tempo em que provoca rajadas de vento de 60 a 80 km/h em toda a região costeira de SC. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a ventos fortes.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA  (24/12)

Na sexta-feira (24), a presença de uma massa de ar quente e seco segue mantendo o tempo firme na porção oeste do estado e deixando os níveis de umidade relativa abaixo de 30%, o que configura risco moderado para ocorrências associadas, como desidratação e dores de cabeça. No centro-leste de SC, a presença de um sistema de alta pressão no oceano provoca a circulação marítima, o que deixa o dia nublado no litoral e com algumas nuvens entre os planaltos e Vale do Itajaí. Os ventos sopram de leste pelo estado, com intensidade fraca. As temperaturas máximas variam entre 30°C e 36°C em toda a metade oeste do estado.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Durante as tardes de sábado (25) e domingo (26), a presença de instabilidades atmosféricas aliadas a disponibilidade de calor e umidade fornecem condições para temporais isolados no estado.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (22/12)

Ventos de oeste virando para sul ao longo do dia, com intensidade fraca a moderada e rajadas ocasionais de até 50 km/h. 

Ondas com direção leste/nordeste em todo o litoral. Altura de 1,5 m entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis e 1,0 m no Litoral Norte.