PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (23/01) – 05:00

  PREVISÃO PARA SÁBADO (23)

Dia com muitas nuvens e curtas aberturas em que o sol aparece. Porém, permanece a condição de pancadas de chuva em todo estado, com chance de temporais bem isolados, com chuva de moderada a forte intensidade em curto período, principalmente entre a tarde/noite. Assim, permanece o risco alto para alagamentos e deslizamentos, com destaque para o centro-leste do estado. À tarde, as temperaturas máximas devem ser mais altas que nos dias anteriores, variando de 27°C a 31°C no Litoral Sul, porção oeste, até 25°C no Planalto Sul e 24°C a 28°C nas demais regiões. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos de moderada intensidade (em torno de 55 km/h) no Litoral Sul.

PREVISÃO PARA DOMINGO (24)

Dia com sol entre nuvens, o que favorece o aumento das temperaturas. Mas, a combinação do calor com a umidade favorece, entre a tarde/noite, pancadas de chuvas isoladas, que podem vir acompanhadas de temporais, chuva de intensidade moderada a forte bem localmente e de curta duração. Logo, o risco é moderado a alto para alagamentos, deslizamentos, com destaque para as regiões litorâneas, Médio Vale, Planalto Norte. Dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: 11°C no Planalto Sul, 16°C a 23°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas máximas seguem aumentando, variando de 27°C a 32°C na porção oeste, Litoral Sul, até 24°C no Planalto Sul, 25°C a 29°C nas demais áreas. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas no Litoral Sul e Grd. Florianópolis (até 55 km/h).

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (25)

Dia com sol e algumas nuvens no estado. Mas, a partir da tarde, a combinação de calor e umidade favorece pancadas de chuva em grande parte do estado. Não se descarta a chance de chuva de moderada a localmente forte intensidade em curto período, de temporais bem isolados. Logo, há um risco baixo a moderado para desastres. Dia com temperaturas mínimas amenas no estado: 12°C no Planalto Sul, 18°C a 25°C no litoral e áreas próximas, 15°C a 19°C nas demais regiões. À tarde, as máximas seguem aumentando em todo estado, chegando aos 33°C no Litoral Sul, de 28°C a 32°C na porção oeste, 25°C a 29°C nas demais áreas. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos de moderada intensidade (até 55 km/h), principalmente no litoral e regiões próximas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

Terça-feira (26) com previsão de pancadas de chuva isoladas em todo estado a partir da tarde devido ao calor e umidade. Na quarta-feira (27) a condição pré-frontal combinada ao aquecimento diurno e a umidade favorece pancadas de chuva isoladas em todo estado, mas principalmente, na porção oeste, Planaltos, Litoral Sul e localidades da Grd. Florianópolis e Vale do Itajaí.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Sábado (23) com ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos de moderada intensidade (em torno de 55 km/h) no Litoral Sul.

Ondas com direção leste e altura de 1,0 m a 1,5 m em todo litoral catarinense. No Litoral Sul, os picos de altura podem chegar aos 2,0 m.