PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (23/04) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (23)

Sexta-feira (23) começa com chance de geada isolada nos Planaltos e Meio Oeste. No decorrer do dia predomina o sol com poucas nuvens na porção oeste, Planaltos e Alto Vale, com chance de baixa umidade (menor que 30%) na primeira área no período da tarde. A Tempestade Subtropical Potira (em alto mar e deslocando para sul) ainda favorece o fluxo de umidade em direção ao litoral de SC, o que deixa o dia com variação de nuvens intercalando com sol e chance de chuva bem isolada, mal distribuída. Ainda, mantém o mar muito agitado, com ondas de leste, altura de 2,0 m com picos de 2,5 m a 3,0 m e chance de ressaca em todo litoral. Logo, o risco é alto para desastres associados à agitação marítima. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 30°C no Extremo Oeste, Oeste, 21°C no Planalto Sul e variam de 22°C a 26°C nas demais regiões. Ventos de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais de 45 km/h.

PREVISÃO PARA SÁBADO (24)

Área de baixa pressão entre o Paraguai e Argentina favorece o aumento de nuvens e pancadas de chuvas isoladas, mal distribuídas na porção oeste. Com a diminuição da intensidade da Tempestade Subtropical Potira (em alto mar, na altura do litoral de SC), o dia fica com sol e variação de nuvens dos Planaltos ao litoral. Ainda, deixa o mar agitado, com ondas de direção leste e altura de 1,5 m a 2,0 m, com picos de até 2,5 m, e ainda chance de ressaca no litoral. No decorrer do dia as ondas diminuem de altura. Logo, o risco é baixo a moderado para desastres. Dia começa com chance de geada no Planalto Sul, temperaturas baixas (5°C a 10°C, pontualmente pode ser menor) nos Planaltos, Meio Oeste e amenas (11°C a 18°C) nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 25°C a 28°C do Litoral Sul ao Litoral Norte e de 19°C a 25°C nas demais áreas. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais de até 40 km/h.

PREVISÃO PARA DOMINGO (25)

O avanço de uma frente fria sobre o estado favorece o aumento de nuvens no decorrer do dia e as pancadas de chuva isoladas. Estas começam pela manhã na porção oeste (onde podem vir acompanhadas de temporais isolados) e entre a tarde/noite, de forma isolada, nas demais regiões. O risco é baixo a localmente moderado para desastres. O dia começa temperaturas baixas (perto de 9°C) no Planalto Sul e amenas no restante do estado: 16°C a 21°C do Litoral Sul ao Norte e 11°C a 16°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 27°C no Litoral Norte, Baixo Vale, variam de 20°C a 25°C no Planalto Norte, Alto/Médio Vale, Grd. Florianópolis, Litoral Sul e de 16°C a 20°C nas demais áreas. Ventos de nordeste/noroeste passando para o quadrante sul no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais de até 45 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (26) e terça-feira (27) a circulação marítima deixa os dias com variação de nuvens intercalado com períodos de sol e chance de chuva isolada no litoral e áreas próximas. Em grande parte do estado, a entrada de uma massa de ar fria e seca deixa o dia com predomínio de sol, temperaturas baixas (perto dos 2°C no Planalto Sul, 5°C a 15°C em boa parte do estado) entre a madrugada e amanhecer e as máximas não passando dos 26°C.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Sexta-feira (23) com ventos de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais de 45 km/h.

Ondas com direção leste, altura de 2,0 m com picos de 2,5 m a 3,0 m e chance de ressaca em todo litoral.