PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (23/06) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (23/06)

Na quinta-feira (23) a formação de uma frente fria no oceano e o fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica favorecem a formação de nebulosidade e a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados que iniciam pelo Grande Oeste, Planalto Sul Litoral Sul e áreas de divisa com o RS e avançam para a Grd. Florianópolis e para o  Vale do Itajaí ao longo do dia. O risco é moderado a alto  para ocorrências relacionadas às chuvas (alagamentos, deslizamentos e enxurradas) e aos temporais isolados (raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos). As temperaturas mínimas ficam entre 13°C a 13°C nos Planaltos, Meio Oeste, no Vale do Itajaí e na Grd. Florianópolis e oscilam entre 15°C a 17°C no Extremo Oeste, Oeste, Litoral Sul e no Litoral Norte. As máximas ficam entre 19°C e 25°C no Grande Oeste, Planalto Norte, na Grd. Florianópolis Serrana, Alto Vale do Itajaí e no Litoral Sul, marcam entre 16°C e 19°C no Planalto Sul e oscilam entre 25°C a 31°C no Baixo e Médio Vale do Itajaí, Litoral Norte e parte da Grd. Florianópolis. Ventos de quadrante norte/noroeste de intensidade fraca a moderada. Rajadas de ventos ocasionais, de 45 a 60 km/h. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (24/06)
 
Na sexta-feira (24) há a ocorrência de pancadas de chuva no Grande Oeste (em áreas de divisa com o RS), Planalto Sul, Litoral Sul, Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis ao longo do dia, devido a perturbações na atmosfera, nas outras áreas há variação da nebulosidade. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às pancadas de chuva. As temperaturas mínimas variam de 11°C a 15°C no Oeste, Meio-Oeste, Planaltos,  e no Alto e Médio Vale do Itajaí e oscilam entre 14°C a 16°C no Extremo Oeste, litoral e Baixo Vale do Itajaí. As temperaturas máximas ficam entre 17°C e 20°C no Planalto Sul e oscilam entre 20°C e 24°C nas demais áreas. Ventos de quadrante norte/noroeste, com fraca a moderada intensidade em SC e rajadas de vento de até 55 km/h. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos.

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (25/06)
 
O sábado (25) será de tempo nublado com aparições do sol no Grande Oeste, planaltos e no Alto e Médio Vale do Itajaí, já no litoral e em áreas próximas há ocorrência de chuva fraca e isolada em alguns momentos do dia, devido a atuação de um sistema de alta pressão que influencia o tempo no estado, O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. As temperaturas mínimas ficam em torno de 11°C a 15°C nos planaltos, Litoral Sul e Meio-Oeste e entre 15°C a 17°C da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte e no Extremo Oeste e Oeste. À tarde, as máximas ficam em torno de 09°C a 14°C no Planalto Sul, Litoral Sul e na Grd. Florianópolis, oscilam entre 15°C a 20°C no Grande Oeste, Vale do Itajaí e no Litoral Norte e marcam em torno de 19°C a 21°C no Planalto Norte.  Ventos de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais de direção sul, de 45 a 55 km/h. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
 
O domingo (26) tem tempo encoberto em algumas regiões do estado, com predomínio do sol no Grande Oeste e chuva fraca ocasional no litoral. Na segunda-feira (27) a alta pressão segue influenciando o tempo em Santa Catarina, deixando o dia com variação da nebulosidade no estado e aparições de sol em alguns momentos.
CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (23/06)
 
quinta-feira (23) com ventos fracos a moderados de quadrante norte/noroeste, rajadas de ventos ocasionais de intensidade fraca a moderada de 40 a 60 km/h. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos.

Ondas com direção leste/sudeste em todo litoral catarinense. Altura de 1,0 m a 1,5 m (com picos de até 2,0 m) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.
image.png