PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (23/07) – 05:00

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (23/07)

A influência de um sistema de alta pressão atmosférica segue mantendo o tempo firme em todo o estado nesta sexta-feira (23). O dia amanhece com temperaturas mínimas menos frias que nos dias anteriores, entre 5°C e 10°C em grande parte do estado, exceto planaltos. A ausência de nebulosidade e os ventos de norte fazem com que as máximas superem os 20°C em toda Santa Catarina e cheguem a até 28°C no Extremo Oeste. Os ventos de norte/nordeste sopram com intensidade fraca a moderada ao longo do dia, com rajadas de até 50 km/h podendo ocorrer em áreas da Grande Florianópolis e Litoral Sul, trazendo risco baixo para ocorrências associadas. 

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (24/07)

No sábado (24), o tempo segue firme no estado devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. Há variação de nebulosidade no amanhecer e anoitecer entre o Planalto e Litoral Norte e Vale do Itajaí. As temperaturas mínimas oscilam em torno de 10°C em todas as regiões, ficando abaixo desse valor nos planaltos e acima na porção oeste de SC e litoral. No período da tarde, as máximas variam entre 26°C e 28°C na metade oeste e regiões litorâneas  e entre 21°C e 24°C nas demais áreas. Os ventos sopram do quadrante norte, com intensidade fraca a moderada. Não há risco para ocorrências meteorológicas. 

PREVISÃO PARA DOMINGO (25/07)

O sistema de alta pressão atmosférica que manteve os dias ensolarados no estado nos últimos dias começa a enfraquecer no domingo (25). Instabilidades vindas do Uruguai deixam o dia com sol entre nuvens em todo o estado, porém o tempo segue firme. As temperaturas ao amanhecer ficam amenas em toda SC (entre 6°C e 14°C) e no período da tarde podem passar de 30°C em áreas do Extremo Oeste e Litoral Sul. Os ventos sopram de norte, com intensidade moderada e rajadas entre 50 e 60 km/h podem ser observadas entre a porção noroeste do estado, Litoral e Planalto Sul, com risco moderado para ocorrências associadas.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A segunda-feira (26) é de sol entre nuvens em todo o estado de Santa Catarina. Na terça-feira (27), a chegada de uma frente fria e de uma intensa massa de ar frio provoca chuvas e queda abrupta de temperatura em todo o estado. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (23/07)

Ventos do quadrante norte, com intensidade fraca a moderada e rajadas de até 50 km/h podendo ocorrer em áreas da Grande Florianópolis e Litoral Sul, trazendo risco baixo para ocorrências associadas. 

No Litoral Norte, o mar fica calmo. Entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, as ondas têm direções variadas e o mar se mantém pouco agitado a agitado, com a altura das ondas variando de 0,5 m a 2 m, com risco baixo para ocorrências relacionadas a agitação marítima no Litoral Sul.