PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (23/12) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (23)

Nesta sexta-feira (23), a circulação marítima segue perdendo força no litoral catarinense, mas ainda pode provocar chuvas rápidas, fracas e isoladas entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis. Nas demais regiões catarinenses, o tempo firme predomina e o céu varia de poucas nuvens a nublado desde o Extremo Oeste até os planaltos e Vale do Itajaí. Os ventos sopram de quadrante norte e com intensidade fraca em Santa Catarina. No Litoral Sul, rajadas de até 50 km/h podem ser observadas. As temperaturas mínimas oscilam entre 14°C e 16°C no litoral e no Extremo Oeste, enquanto que nas demais regiões ficam entre 10°C e 12°C. Na serra, as mínimas devem ficar em torno dos 5°C. À tarde, as máximas variam de 24°C a 28°C do Meio-Oeste ao litoral. 

PREVISÃO PARA SÁBADO (24)

Sábado (24) de tempo firme em todas as regiões de divisa com o Rio Grande do Sul e também na Grande Florianópolis. Entre o Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte, a combinação de calor e umidade podem provocar pancadas de chuva com trovoadas no período da tarde. O risco é baixo para ocorrências associadas a esta condição. Ventos de quadrante norte em todo o estado, com intensidade moderada no Litoral Sul (com rajadas que podem passar dos 60 km/h) e fraca nas demais regiões. As temperaturas mínimas do sábado apresentam praticamente os mesmos valores que na sexta (23), já as temperaturas máximas se elevam, ficando próximas ou acima dos 30°C no Grande Oeste, Planalto Norte e Litoral Sul.

PREVISÃO PARA DOMINGO (25)

O domingo de natal (25) inicia com tempo firme e temperaturas elevadas em Santa Catarina, mas a partir da tarde, a formação e aproximação de uma frente fria fornece condições para temporais isolados em todo o estado, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas a esta condição. Durante a noite, a frente fria avança por Santa Catarina e provoca chuvas em todas as regiões. Os ventos de quadrante norte passam a virar de oeste e depois de sul no decorrer do dia, soprando com intensidade fraca a moderada. Já no amanhecer, as temperaturas variam entre 15°C e 20°C em praticamente todo o estado. As temperaturas máximas oscilam entre 28°C e 32°C, podendo superar os 35°C no Extremo Oeste e Oeste.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (26), a passagem da frente fria pelo estado deixa o tempo chuvoso e com chance de temporais em todas as regiões, especialmente dos planaltos ao litoral. Na terça (27), instabilidades atmosféricas seguem deixando o tempo nublado e com condição de chuva em Santa Catarina.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (23/12)

Ventos de quadrante norte, com intensidade moderada no Litoral Sul (rajadas de até 50 km/h ) e fraca nas demais regiões. 

Ondas com direção leste e altura de 1,0 m a 1,5 m (com picos de até 2,0 m) em todo litoral catarinense.