PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (24/01) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (24/01)

Na segunda-feira (24), o tempo amanhece firme em todas as regiões do estado. As temperaturas máximas continuam elevadas e podem chegar aos 42°C no oeste, variam de 36°C a 40°C no  Litoral Sul e oscilando entre 32°C e 38°C nas demais áreas. No final da tarde, há chance de temporais, especialmente no oeste catarinense e áreas dos planaltos, por conta do calor e umidade disponíveis, sendo risco moderado para ocorrências. Ventos nordeste no Litoral, com intensidade fraca a moderada.  Nas demais regiões, vento com direção variável.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (25/01)

O calor intenso persiste na terça-feira (25), com risco alto a muito alto para transtornos associados. A presença de um bloqueio atmosférico segue impedindo a entrada de outros sistemas no estado. São esperadas temperaturas máximas de  37°C a 42°C na porção oeste e Litoral Sul e entre 32°C e 38°C nas demais áreas. Entre a tarde e a noite, mantém a condição de temporais isolados, com risco baixo a moderado para ocorrências especialmente na metade oeste do estado. Ventos nordeste no Litoral, com intensidade fraca a moderada.  Nas demais regiões, vento com direção variável.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (26/01)

A quarta-feira (26) será mais um dia marcado pelo calor intenso, em Santa Catarina. O dia amanhece com sol entre nuvens, entretanto, há aumento de nebulosidade em relação aos dias anteriores no período da tarde, sinalizando um padrão de mudança nos dias seguintes. No final da tarde e ao longo da noite, há condições para temporais isolados em todo o estado. São esperadas temperaturas máximas de  36°C a 40°C na porção oeste e Litoral Sul e entre 30°C e 36°C nas demais áreas. Ventos nordeste e norte, com intensidade moderada e rajadas de até 45 km/h nas áreas litorâneas.

 

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A tendência é que o tempo mude entre quinta (27) e sexta-feira (28) com a aproximação e passagem de uma frente fria. A chuva avança pelo estado de forma organizada e as temperaturas diminuem significativamente, quebrando o padrão da onda de calor.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (24/01)

Ventos de nordeste no Litoral nesta segunda-feira (24), com rajadas moderadas entre a Grande Florianópolis e Litoral Sul. Nas demais regiões do estado, vento com direção variável. 

Ondas do quadrante leste em todo Litoral catarinense. Altura de até 2,0 m no Litoral Sul e 1,0 m nas demais áreas litorâneas.