PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (24/02) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (24/02)

A quinta-feira (24) será marcada pela presença do sol, poucas nuvens e calor em grande parte do estado. Mas, entre a tarde e noite, a combinação do aquecimento diurno com a umidade ocasiona pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas de temporais rápidos e bem isolados, principalmente, nas porções oeste e norte do estado. A chuva deve ser bastante irregular, mal distribuída, ou seja, enquanto chove em uma cidade, na vizinha não passa de um aumento das nuvens. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. À tarde, segue fazendo calor, com temperaturas máximas chegando aos 40°C na região de Itapiranga, Caibi, de 33°C a 37°C no restante da porção oeste e variando de 29°C a 34°C no centro-leste de SC. Ventos de sudeste/leste a nordeste na faixa leste do estado e de nordeste/norte na porção oeste de SC.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (25/02)

A sexta-feira (25) inicia com sol e poucas nuvens em boa parte de SC. Mas, a partir da tarde, a aproximação de uma frente fria pelo oceano combinada ao calor, umidade ocasionam pancadas de chuva acompanhadas de temporais do Extremo Oeste a Grd. Florianópolis e áreas do Vale do Itajaí. No decorrer da noite de sexta e na madrugada de sábado (26) os temporais avançam para as demais áreas de SC. Há chance de chuva intensa em curto intervalo de tempo acompanhada de raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa. Amanhecer com temperaturas mínimas de 14°C a 17°C na Serra e de 17°C a 23°C no restante de SC. À tarde, as máximas chegam aos 37°C na região de Itapiranga, Caibi, Litoral Sul e variam de 28°C a 34°C nas demais áreas de SC. Ventos de nordeste no centro-leste e de noroeste na porção oeste do estado.

PREVISÃO PARA SÁBADO (26/02)

A madrugada será de pancadas de chuva com temporais em todo estado, principalmente no centro-norte de SC. No decorrer do sábado (26), a frente fria pelo oceano se afasta do estado, mas o calor permanece e combinado a umidade favorece condições para pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados, principalmente, entre a tarde e noite. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas perto dos 14°C na Serra e de 16°C a 22°C no restante de SC. À tarde, as máximas chegam aos 38°C na região de Itapiranga, Caibi, 36°C no Litoral Sul, 32°C no Planalto Sul e variam de 30°C a 35°C nas demais áreas. Ventos de nordeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas em torno de 55 km/h no Litoral Sul e Grd. Florianópolis no decorrer do dia.

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

O domingo (27) será marcado pelo predomínio de sol a poucas nuvens em grande parte de SC. Mas, ao final do dia, há chance de pancadas de chuva isoladas nas áreas de divisa com o RS. Na segunda-feira (28) o calor combinado a aproximação de uma nova frente fria ocasionam pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados do Extremo Oeste a localidades da Grd. Florianópolis.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (23/02)

Quinta-feira (24) com ventos de sudeste/leste a nordeste na faixa leste do estado e de nordeste/norte na porção oeste de SC.

Ondas com direção sudeste em todo litoral catarinense. Altura de 1,0 m (com picos de até 1,5 m) no Litoral Sul e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.