PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (24/02) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (24)

O afastamento de uma frente fria pelo oceano combinado à circulação marítima ocasionam pancadas de chuvas dos Planaltos ao litoral, principalmente a partir da tarde. Os acumulados podem ser altos em curto intervalo de tempo. Na porção oeste, áreas de instabilidade favorecem chuva isolada. A chuva deve ser irregular, mal distribuída, ou seja, chove em uma cidade e na vizinha não passa de um aumento de nuvens. Assim, o risco é moderado a localmente alto para desastres. À tarde, as temperaturas máximas variam de 29°C a 33°C na porção oeste, chegam aos 27°C no Planalto Sul e 26°C a 31°C nas demais regiões. Com a disponibilidade de umidade a sensação é de abafamento no leste do estado. Ventos de sudeste a leste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, ocasionais, em torno de 45 km/h.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (25)

A circulação marítima deixa o dia com variação de nuvens e pancadas de chuvas dos Planaltos ao litoral a qualquer hora do dia. Entre a madrugada e manhã a chuva pode ser de moderada a forte intensidade em localidades do norte do Litoral Sul ao Litoral Norte. Os acumulados de chuva podem ser altos de forma pontual. Assim, o risco é moderado a localmente alto para desastres. Em localidades da porção oeste do estado, há chance de chuva isolada entre a tarde e noite devido à atuação de áreas de instabilidade. O dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: perto de 12°C no Planalto Sul, 18°C a 23°C no Litoral, Vale, 15°C a 18°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 28°C a 32°C na porção oeste, 25°C no Planalto Sul e variam de 25°C a 30°C nas demais áreas. Ventos com direção leste no centro-leste e de leste/nordeste na porção oeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (26)

A circulação marítima segue favorecendo pancadas de chuvas dos Planaltos ao litoral durante o dia, principalmente a partir da tarde. No Oeste e Meio Oeste, áreas de instabilidade favorecem chuva de forma isolada entre a tarde e noite. Assim, o risco é moderado a localmente alto para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: 11°C no Planalto Sul, 17°C a 24°C no Litoral, Vale, 14°C a 17°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 32°C na porção oeste, variam de 24°C a 27°C nas demais regiões. Ventos com direção leste no centro-leste e de leste a nordeste na porção oeste, com fraca a moderada intensidade.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sábado (27) e domingo (28) persiste a atuação da circulação marítima (com gradual diminuição da sua intensidade), o que favorece pancadas de chuvas no Litoral, Vale a qualquer hora do dia. Na porção oeste e Planaltos há previsão de chuva isolada entre a tarde e noite por conta da atuação de áreas de instabilidade.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Quarta-feira (24) com ventos de sudeste a leste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, ocasionais, em torno de 45 km/h.

Ondas com direção sudeste em todo litoral. Altura de 1,0 m a 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.