PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (24/07) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (24/07)

Neste sábado (24) o tempo firme ainda predomina em todo o estado devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. Há variação de nebulosidade no amanhecer e anoitecer entre Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte. As temperaturas mínimas marcam em torno de 10°C em todas as regiões, com apenas pontuais abaixo desse valor no Planalto Sul. No período da tarde as máximas variam entre 26°C e 28°C na metade oeste e regiões litorâneas e entre 21°C e 24°C nas demais áreas. Os ventos sopram do quadrante norte, com intensidade fraca a moderada. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA DOMINGO (25/07)

Neste domingo (25) há variação de nebulosidade em todo o estado, porém o sol ainda predomina e o tempo segue firme. As temperaturas ao amanhecer ficam amenas em toda SC (entre 6°C e 15°C) e no período da tarde podem passar de 30°C em áreas do Extremo Oeste e Litoral Sul. Os ventos sopram de norte com intensidade moderada. Podem ser observadas rajadas entre 50 e 60 km/h entre a porção noroeste do estado, Litoral e Planalto Sul, com risco baixo para ocorrências associadas.

 

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (26/07)

A semana começa com o predomínio de sol entre poucas nuvens em todo o estado de Santa Catarina nesta segunda-feira (26). Ao longo do dia, a nebulosidade aumenta especialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, associado a aproximação de uma frente fria. No amanhecer, as temperaturas mínimas são amenas, por volta dos 10°C, e tem rápido aquecimento no período da tarde, com máximas ultrapassando a casa dos 30°C no Oeste e Litoral Sul. Os ventos sopram de norte, com intensidade moderada. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre terça (27) e quarta-feira (28), a chegada de uma frente fria e de uma intensa massa de ar frio provoca chuvas e queda abrupta de temperatura em todo o estado de Santa Catarina. O sistema começa a atuar nas áreas de divisa com o estado do Rio Grande do Sul, avançando gradativamente para as demais regiões. A partir de quarta se estabelece a atuação de uma onda de frio, que deve manter a condição de frio intenso até o final da semana.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (23/07)

Ventos do quadrante norte, com intensidade fraca a moderada, especialmente nas áreas litorâneas da Grande Florianópolis e Litoral Sul.

O mar fica pouco agitado a agitado, com ondas de quadrante leste/nordeste. A altura das ondas medem de 1,0 m a 2,0 m, com risco baixo para ocorrências associadas.