PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (24/08) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (24/08)

A massa de ar quente e seca mantém o dia com céu aberto a poucas nuvens e calor no estado. A partir do final da tarde, áreas de instabilidades ao norte do RS podem ocasionar pancadas de chuvas bem isoladas com trovoadas na região de divisa com SC. À tarde, a umidade fica abaixo dos 30% em localidades da porção oeste e Planaltos o que indica um risco moderado para problemas de saúde, como desidratação, dor de cabeça, entre outros. A temperatura máxima chega aos 28°C no Planalto Sul, variam de 28°C a 33°C no norte do estado, Vale, Grd. Florianópolis, Litoral Sul, 30°C a 37°C na porção oeste. Ventos de nordeste na faixa leste e de noroeste no centro-oeste do estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada a forte intensidade (45 a 70 km/h) na porção oeste, Planalto Sul, com um risco moderado para ocorrências associadas aos ventos.

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (25/08)

A massa de ar quente deixa o dia com céu aberto a poucas nuvens e calor no estado. A partir do final da tarde a nebulosidade aumenta e há chance de pancadas de chuvas acompanhadas de temporais isolados nas áreas próximas à divisa com RS devido a aproximação de uma frente fria. Com isso, há um risco baixo a moderado de ocorrências associadas aos temporais (chuva localmente forte, com raios, chance de granizo e rajadas de ventos) na divisa com o RS. À tarde, a umidade fica abaixo dos 30% em localidades da porção oeste, Planaltos, Alto Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis Serrana, o que indica um risco moderado para problemas de saúde, como desidratação, dor de cabeça, entre outros. Amanhecer com temperaturas mínimas de 13°C a 18°C dos Planaltos ao litoral, 19°C a 23°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 31°C no Planalto Sul, variam de 31°C a 36°C nas demais áreas do leste do estado, de 33°C a 38°C na porção oeste. Ventos de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada forte intensidade (50 a 75 km/h) na porção oeste, Planaltos e Litoral Sul, com um risco moderado para ocorrências associadas aos ventos.

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (26/08)

O deslocamento de uma frente fria por SC no decorrer do dia ocasiona pancadas de chuvas com temporais isolados. A partir da madrugada os temporais já ocorrem da porção oeste ao Litoral Sul. Assim, há um risco moderado de ocorrências associadas aos temporais (chuva localmente forte, com raios, chance de granizo e rajadas de ventos) no estado. Amanhecer com temperaturas mínimas de 14°C a 18°C no estado. À tarde, as máximas ficam mais altas entre o Litoral Norte e o Baixo/Médio Vale e chegam aos 29°C. No Litoral Sul, Grd. Florianópolis, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte variam de 21°C a 25°C, na porção oeste de 17°C a 19°C e no Planalto Sul chega aos 16°C. Ventos de quadrante norte passando para sul no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada a forte intensidade (45 a 75 km/h) do Meio Oeste ao litoral no decorrer do dia por conta do deslocamento da frente fria, com um risco moderado para ocorrências associadas aos ventos.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na sexta-feira (27) o deslocamento da frente fria ainda deixa o dia com muitas nuvens e chance de chuva da Grd. Florianópolis ao norte do estado. No sábado (28) a umidade vinda do oceano deixa o dia com variação de nuvens e chance de chuva isolada na metade leste do estado a qualquer hora do dia. Já na porção oeste, áreas de instabilidade favorecem pancadas de chuvas isoladas no período da tarde.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (24/08)

Terça-feira (24) com ventos de nordeste na faixa leste e de noroeste no centro-oeste do estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada a forte intensidade (45 a 70 km/h) na porção oeste, Planalto Sul, com um risco moderado para ocorrências associadas aos ventos.

Ondas com direção sudeste com altura de 1,0 m a 1,5 m em todo litoral catarinense.