PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (24/09) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (24)

No sábado (24) um sistema de alta pressão atua sobre Santa Catarina, o que deixa o dia tempo firme e ensolarado na maioria das regiões do estado. No amanhecer há chance de geada e a sensação é de frio no estado. As temperaturas mínimas oscilam de 0°C a 4°C entre os Planaltos e o Meio-Oeste, entre 3°C e 6°C no Oeste, Extremo Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grd. Fpolis Serrana e entre 7°C e 11°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 18°C no Planalto Sul e variam de 19 a 24°C em boa parte de SC. Ventos com direção sudoeste/sul passando para leste, com fraca a moderada intensidade. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA DOMINGO (25)

O domingo (25) inicia com variação de nebulosidade no litoral de Santa Catarina. Já entre o Grande Oeste e norte do estado a formação e atuação de instabilidades favorecem a ocorrência de chuva acompanhada de trovoadas desde o amanhecer. No decorrer do dia a nebulosidade aumenta ao longo do litoral, e junto a chance de chuva que deve ocorrer de forma branda e persistente. O risco para ocorrências associadas às chuvas, como alagamentos, é baixo a moderado. O dia amanhece com temperaturas entre 14°C e 16°C no Oeste e Extremo Oeste e de 3°C a 11°C nas demais regiões. Por conta do tempo mais encoberto, as temperaturas máximas ficam baixas entre os Planaltos e o Grande Oeste, oscilando entre 9°C e 15°C. 

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (26)

Na segunda-feira (26), o tempo estável predomina na maior parte de Santa Catarina. O dia ainda começa com muitas nuvens em áreas do Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí, mas o sol volta a predominar ao longo do dia. A segunda amanhece com temperaturas oscilando de 8°C a 11°C entre os Planaltos e o Meio Oeste e entre 12°C e 15°C nas demais regiões. Ao longo da tarde as temperaturas passam dos 20°C em todo o estado, chegando aos 26°C no Litoral Sul, 24°C no Grande Oeste e Litoral Norte e 22°C na Grande Florianópolis. Os ventos sopram de norte/noroeste em todo o estado com fraca a moderada intensidade. Não há risco para ocorrências associadas às condições meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça-feira (27) novas áreas de instabilidade que atuam entre o Paraguai e o Paraná se deslocam para Santa Catarina, deixando o dia com muitas nuvens e provocando chuva de forma isolada entre os Planaltos e o Grande Oeste.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (24/09)

Sábado (24) com ventos soprando de sudoeste/sul no início do dia e passando para leste até o final da noite com fraca intensidade. Não há risco para ocorrências associadas.

Ondas com direção sul e mar ficando menos agitado ao longo do dia, com ondas de até 2,5 m até o início da manhã do Litoral Sul à Grd. Florianópolis e entre 0,5 m e 1,0 m no Litoral Norte. Não há risco para ocorrências associadas.