PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (24/10) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (24/10)

No domingo (24) a frente fria se afasta do estado, mas ainda ocasiona chuva isolada no estado. No decorrer do dia, a aproximação de um sistema de alta pressão faz com que as condições do tempo melhorem. À tarde, as temperaturas variam de 20°C a 25°C no Planalto e Litoral Norte, Vale do Itajaí, chegam aos 22°C no Litoral Sul e variam de 17°C a 21°C nas demais regiões. Ventos de quadrante sul com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais no litoral e áreas próximas, chegando aos 60 km/h, no decorrer do dia. Assim, o risco é moderado para ocorrências associadas aos ventos.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (25/10)

Na segunda-feira (25) a atuação de um sistema de alta pressão entre a região Sul do país e o oceano Atlântico deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens em grande parte de SC. No litoral, a nebulosidade tende a aumentar no decorrer do dia. Não há risco de ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas baixas, sensação de frio em boa parte do estado. As mínimas ficam perto dos 2°C no Planalto Sul (pontualmente podendo ser menor  e chance de geada), 6°C a 10°C na porção oeste, Grd. Florianópolis Serrana, 14°C a 17°C na faixa litorânea, 10°C a 14°C nas demais áreas. À tarde, com a maior presença do sol, as temperaturas chegam aos 27°C no Litoral Sul, porção oeste, Alto Vale e variam de 21°C a 25°C no restante do estado. Ventos de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais (em torno de 50 km/h) no Litoral Sul.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (26/10)

Na terça-feira (26) o sistema de alta pressão sobre o oceano seguirá deixando o dia com predomínio de sol a poucas nuvens em grande parte de SC. No litoral, por conta dos ventos úmidos, a nebulosidade tende a aumentar no decorrer do dia. Amanhecer com temperaturas perto dos 7°C no Planalto Sul, variam de 15°C a 18°C na faixa litorânea e de 10°C a 15°C na maior parte do estado. À tarde, com a maior presença do sol, as máximas chegam aos 31°C no Litoral Sul, 29°C na porção oeste e variam de 25°C a 28°C no restante do estado. Ventos de nordeste/norte, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, principalmente, no Litoral Sul. Não há risco de ocorrências meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A quarta-feira (27) será de sol com poucas nuvens em grande parte de SC. Mas, a partir do início da noite, áreas de instabilidade vindas do PR ocasionam chuva isolada nas cidades mais próximas à divisa com o PR. Na quinta-feira (28) ventos úmidos vindos do oceano em direção ao continente aliados às áreas de instabilidade do dia anterior ocasionam pancadas de chuvas isoladas na metade leste de SC.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (24/10)

Domingo (24) com ventos de quadrante sul com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais no litoral e áreas próximas, chegando aos 60 km/h, no decorrer do dia. Assim, o risco é moderado para ocorrências associadas aos ventos.

Ondas com direção sudoeste/sul em todo litoral. Altura de 2,0 m a 2,5 m com picos de até 3,0 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 2,0 m nas demais áreas litorâneas. O risco é moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima.