PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (24/11) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (24/11)

Na quarta-feira o vento volta a soprar de leste/nordeste favorecendo maior presença de nuvens e chance de chuva fraca e isolada no Litoral e áreas próximas. Nas demais regiões, presença de sol, aumento de nuvens e condições para pancadas de chuva com trovoadas e risco de temporal isolado, devido ao calor. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas às trovoadas e temporais do Oeste e Planalto Norte, em especial nas áreas de divisa com o PR. À tarde as temperaturas máximas se aproximam dos 30°C na maior parte do estado, chegando a 36°C no Oeste. Entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte as temperaturas não sobem muito, por causa da cobertura de nuvens e as máximas se aproximam de 25°C.

 

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (25/11)

O sol aparece em todas as regiões no período da manhã, favorecendo a elevação das temperaturas. No decorrer da tarde, a formação e deslocamento de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical no Litoral Sul do Brasil, favorece o retorno da chuva mais intensa e abrangente no estado, com risco para temporais, que começam na divisa com o RS e se estende para as demais regiões entre a noite de quinta e a madrugada da sexta-feira (26). As  temperaturas mínimas variam entre 11 e 14°C nos Planaltos e entre 17 e 19°C nas demais regiões. À tarde as máximas  oscilam em torno dos 30°C em todas as regiões. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa e volumosa, como alagamentos e enxurradas.

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (26/11)

O dia começa com chuva em todas as regiões, por influência da frente fria e do ciclone extratropical com centro no mar. A chuva ocorre de forma mais intensa e com risco para temporais na madrugada e amanhecer, perdendo força no decorrer da tarde à medida que o sistema se afasta de SC. A partir da tarde o vento vira para sudoeste/sul com rajadas fortes, em especial no oceano onde superam os 60km/h. Temperaturas mínimas entre 15 e 19°C no estado. À tarde a  temperatura ainda se eleva no norte do estado, com máximas em torno de 30°C. Nas demais regiões variam entre 25 e 27°C. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais e ao vento forte.

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (27) e na maior parte do domingo (28), uma massa de ar seco deixa o tempo estável com predomínio de sol em todas as regiões de SC. A partir da tarde de domingo a formação de uma nova frente fria no RS, aumenta a nebulosidade  e provoca chuva com trovoadas e risco de temporais que começam no Oeste e se estendem para as demais regiões no final do dia. As temperaturas mínimas variam em torno dos 7 a 10°C no Planalto Sul e entre 13 e 18°C nas demais regiões. Nas tardes, as máximas variam entre 28 e 30°C na maioria das regiões. Vento de sudeste passando para nordeste fraco a moderado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (24/11)

Quarta-feira (24) Vento de sudeste, passando para leste/nordeste fraco a moderado.

O mar apresenta agitação devido ao vento sul forte que soprou na terça-feira com picos de onda em torno de 2,0m na costa e ainda mais altos em alto mar.