PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (24/12) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA  (24/12)

Na sexta-feira (24), o tempo se mantém estável na maior parte do estado de Santa Catarina, devido a atuação da massa de ar seco. Há maior presença de nuvens nas áreas litorâneas por conta da circulação marítima, principalmente nos primeiros horários da manhã e noite. As temperaturas máximas na região oeste variam entre 30°C e 36°C, com isso, a umidade relativa volta a ficar abaixo dos 30% na parte da tarde. Já na metade leste, ficam entre 24°C e 28°C. Os ventos sopram de leste pelo estado, com intensidade fraca. 

PREVISÃO PARA SÁBADO  (25/12)

O sábado (25) de Natal amanhece estável em Santa Catarina. De forma geral, o sol predomina no estado ao longo do dia. Entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, há maior variação de nuvens. Já entre o Extremo Oeste e o Planalto Norte, o calor e umidade favorecem a formação de nuvens, que podem provocar chuvas rápidas e bastante isoladas a partir da tarde. Não há risco para ocorrências meteorológicas. O dia também deve ser marcado pelo calor, com temperaturas que podem chegar aos 38°C no Oeste e que variam de 27°C a 34°C entre Meio-Oeste e o Litoral. 

PREVISÃO PARA DOMINGO  (26/12)

No domingo (26) o dia amanhece com sol na maior parte do estado, porém a partir da tarde, a formação de um ciclone extratropical começa a mudar as condições do tempo no centro-leste de Santa Catarina. A combinação do calor, umidade e o aumento de instabilidades provocam temporais no litoral e áreas próximas, com risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas. Já nas áreas do oeste, há nebulosidade variável ao longo do dia. As temperaturas seguem bastante elevadas, com máximas por volta de 30°C em todo o estado, alcançando valores próximos a 39°C no Extremo Oeste.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre a segunda (27) e terça-feira (28), o tempo segue bastante instável no centro-leste de Santa Catarina, devido a presença de um ciclone extratropical no oceano na altura do Rio Grande do Sul. A combinação do calor e umidade, junto às instabilidades associadas ao ciclone, provocam temporais no estado, especialmente nas áreas litorâneas, Vale do Itajaí e Planaltos. 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (24/12)

Os ventos sopram do quadrante sudeste, com ventos fracos a moderados no litoral, enfraquecido em relação ao dia anterior.

Condição de mar agitado na madrugada e primeiras horas da manhã entre a Grande Florianópolis e Litoral Norte. Ondas com direção sul em todo o litoral. Altura de 1,5 m no Litoral Sul e de até 2,5 m entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.